Brasil, 15 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Conservadores confundem cidade azul de Michigan com pequena cidade ideal

Recentemente, uma postagem nas redes sociais de um conservador mostrou um vídeo de uma típica cidade americana, apresentando uma cena pacífica, patriótica e “verdadeira”. Porém, ao menos para quem conhece a realidade de cidades como Rockford, Michigan, a escolha do local revela uma contradição. O conteúdo foi utilizado para contrastar com Los Angeles, que, segundo eles, estaria sob ataque, mas na verdade trata-se de uma cidade de maioria democrata e bastante diversificada.

O vídeo e a cidade mostrada

No vídeo, uma jovem exibe cenas de uma pequena cidade com bandeiras americanas, uma feira agrícola, um bar à beira do lago e uma rua tranquila com um caminhão passando. Todo o conteúdo exala um sentimento de patriotismo e tranquilidade, característico do que muitos chamam de “small town Americana”.

Porém, quem conhece a cidade de Rockford, na Michigian, sabe que ela é uma zona de alta renda, com população predominantemente branca — 72%, acima da média nacional de 58% — e que votou majoritariamente em candidatos democratas nas últimas eleições presidenciais. Isso demonstra que a imagem de uma cidade “pura” e “patriótica” na narrativa conservadora não condiz com a composição real de muitas áreas consideradas “idílicas”.

Contradições e percepções distorcidas

Vários usuários na internet apontaram essa discrepância, inclusive pessoas que moram no estado. Uma delas comentou: “Chamar essa cidade de ‘pequena cidade americana real’ escondendo o fato de que ela é uma suburbana rica e azul é uma farsa”. Outra também destacou: “Essa cidade é praticamente uma extensão de Grand Rapids, grande demais para ser considerada uma pequena cidade”.

Além disso, muitos criticaram a tentativa de associar “boniteza” a uma demografia predominantemente branca e com votos democratas, levando à questão do racismo evidente por trás da narrativa simplista e carregada de patriotismo exagerado.

Falta de diversidade na narrativa conservadora

Charlie Kirk, uma figura popular entre os conservadores, lançou o vídeo acompanhando uma mensagem de que pequenas cidades são mais pacíficas e charmosas do que grandes centros, insinuando que cidades como Los Angeles seriam caóticas por causa de “imigrantes e criminosos”.

Porém, a verdade é que essas pequenas cidades, muitas vezes, possuem baixa diversidade racial e social e tendem a votar de forma mais consistente com valores conservadores. Isso reforça a ideia de que discursos simplistas sobre “a verdadeira América” muitas vezes ignoram a complexidade e a diversidade dessas regiões.

Impacto na percepção pública

Ao tentar criar uma narrativa de pureza e segurança, muitos convencionais acabam alimentando estereótipos e preconceitos, especialmente contra populações negras e latinas. Como uma pessoa que vive em Los Angeles e conhece bem essas áreas, posso afirmar que a realidade é bem mais complexa. O medo, a violência e a crise migratória não acontecem apenas nas cidades grandes, mas também em suas periferias e até em pequenas localidades, muitas vezes sob uma fachada de tranquilidade.

Conclusão: uma reflexão necessária

Essa appropriate de uma pequena cidade idealizada serve como um espelho das distorções dos discursos conservadores, que muitas vezes idealizam o “americano puro” para mascarar problemas sociais reais. O que se vê debaixo dessas imagens é uma tentativa de manipulação que ignora a diversidade, as dificuldades econômicas e os desafios de cidades tanto grandes quanto pequenas.

Como vimos, a verdadeira América é complexa, plural e muitas vezes mais inclusiva do que a narrativa simplista apresenta. Entender essa diversidade é essencial para debater as políticas públicas e os futuros caminhos do país.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes