Brasil, 13 de junho de 2025
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Estudantes de São Julião criam jogos educativos para ensino de ciências

Alunos do Ceti Aprígio Pereira Bezerra desenvolvem jogos didáticos com foco na aprendizagem prática e sustentável das Ciências da Natureza.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Aprígio Pereira Bezerra, localizado em São Julião, estudantes da 2ª série do ensino médio estão fazendo a diferença no ensino de Ciências da Natureza. Através da criação de jogos didáticos, eles buscam tornar o aprendizado de disciplinas como Química, Física e Biologia mais interativo e acessível. O projeto é fruto do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi).

Inovação no ensino com projetos práticos

O Pibic-Jr tem como objetivo incentivar pesquisas que tragam novas formas de aprendizagem, utilizando métodos alternativos que valorizam a prática. A iniciativa é uma excelente oportunidade para que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para o século XXI, como o trabalho em equipe, a pesquisa ativa e o pensamento crítico.

Os jogos foram produzidos a partir de materiais recicláveis, refletindo não apenas uma preocupação ambiental, mas também promovendo o aprendizado de maneira criativa. De acordo com a professora Maria Jaqueline Sousa, coordenadora do projeto, essa abordagem contribui para que os alunos compreendam melhor os conteúdos trabalhados. “Além de estimular o raciocínio, eles despertam o interesse pela ciência de forma prática e criativa, promovendo um aprendizado mais interativo e sustentável”, explica a educadora.

Vivências que transformam a forma de aprender

Os alunos demonstraram entusiasmo com a experiência. A estudante Wellyda Bezerra compartilha sua percepção sobre o processo de aprendizagem. “Aprendi a pesquisar, questionar, trabalhar em equipe e aplicar na prática o que vejo na teoria”, destaca. Para Wellyda, a prática traz um novo olhar para o aprendizado, tornando-o mais significativo.

Francisco Elvis, outro participante do projeto, também comentou sobre a proposta. Segundo ele, “o projeto tornou o estudo mais leve e natural. A gente aprende se divertindo. Quando tudo vira prática, fica mais fácil entender o conteúdo”. As declarações dos estudantes evidenciam como abordagens inovadoras podem tornar a educação mais atrativa e eficaz.

Compromisso com a educação inovadora

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou a importância do programa na formação dos estudantes. Ele ressaltou que a Seduc tem trabalhado para incentivar que os alunos liderem seus próprios projetos, estimulando a criatividade e o pensamento inovador. “É um investimento que desperta o espírito científico e estimula a inovação. Esses estudantes já estão criando soluções que fazem a diferença nas comunidades onde vivem. Estamos orgulhosos dos resultados e vamos seguir apoiando cada passo dessa caminhada”, afirma Bandeira.

Iniciativas como essa demonstram um compromisso sólido da Seduc em transformar a educação no estado, utilizando métodos inovadores que valorizam o saber, a criatividade e o envolvimento ativo dos estudantes em todos os níveis de aprendizagem. O desenvolvimento de jogos didáticos por alunos do Ceti Aprígio Pereira Bezerra é um exemplo perfeito de como a educação pode ser aliada à sustentabilidade e à inovação, oferecendo novas perspectivas e metodologias para o ensino.

Com projetos criativos e engajantes, a educação no Brasil pode se reinventar e proporcionar experiências significativas que preparam os jovens para os desafios do futuro.

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