Brasil, 6 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Visita do Vaticano a Cuba marca 90 anos de relações diplomáticas

O arcebispo Paul Richard Gallagher destaca a importância da solidariedade e liberdade religiosa durante a celebração dos 90 anos entre Cuba e a Santa Sé.

O secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, arcebispo Paul Richard Gallagher, está em Cuba para comemorar os 90 anos das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o país caribenho. Durante sua visita, o arcebispo expressou que a diplomacia vaticana é uma “expressão da própria catolicidade da Igreja” guiada por uma “urgência pastoral” que a impulsiona a intensificar sua missão evangélica a serviço da humanidade.

A mensagem de esperança de São João Paulo II

Em um discurso cheio de significado, Gallagher citou palavras de São João Paulo II, proferidas em 1998: “Não tenhais medo de abrir os vossos corações a Cristo.” Este apelo, segundo o arcebispo, não apenas ressoa com a espiritualidade local, mas também abre a porta para um relacionamento renovado entre a Igreja e a sociedade cubana, refletindo uma chamada à ação em prol da dignidade humana. Ele enfatizou que as atividades da Santa Sé, alicerçadas na força da mensagem cristã, têm uma relevância significativa na sociedade, sendo um convite a todos para trabalharem em favor da dignidade humana.

Rumo a uma solidariedade ativa

O arcebispo Gallagher lembrou a importância de proteger os direitos e as liberdades fundamentais do homem. Ele descreveu a natureza social do ser humano, que é “um ser-para, um ser-por, uma comunhão e uma abertura ao outro”, enfatizando que esses aspectos são essenciais para a convivência em sociedade. Gallagher ressaltou que um amor social debe ser a alternativa ao egoísmo e à exploração, destacando a grave visão negativa que pode surgir em um mundo marcado pela guerra, exploração econômica e social, e a violação dos direitos humanos.

Esses desafios, segundo o prelado, exigem uma solidariedade ativa, onde o amor social se torna um farol de esperança, guiando aqueles que desejam promover a justiça e a paz no mundo. Gallagher reafirmou a vontade da Santa Sé de intensificar sua missão por meio de um diálogo e da colaboração com todos os setores da sociedade.

A busca pela paz e liberdade religiosa

Além disso, o desejo de paz expressado pelo Papa Francisco também foi central nas discussões do arcebispo. Gallagher mencionou a necessidade de uma paz “desarmada e desarmante” e apresentou elementos cruciais para a diplomacia em sua busca pela paz, incluindo reconciliação, verdade, diálogo, justiça, solidariedade e desarmamento.

A questão da liberdade religiosa foi abordada como um ponto vital para a coesão social. Gallagher declarou que o respeito ao direito fundamental à liberdade de pensamento, de consciência e de religião é essencial para promover o bem comum. Ele apontou que a liberdade religiosa não só é um direito humano, mas também vital para o diálogo entre diferentes grupos sociais, promovendo uma sociedade mais harmoniosa e próspera.

A recordação de Pe. Félix Varela

Ao concluir seu discurso, o arcebispo Gallagher citou o venerável Pe. Félix Varela, uma figura histórica da Igreja em Cuba, que disse: “Há apenas uma desgraça e é a de se separar de Deus.” Para Gallagher, essa afirmação reflete a essência da diplomacia da Santa Sé, que é uma “diplomacia da esperança”. Ao invés de se deixar levar por uma interpretação pessimista da realidade, a Santa Sé convida todos a ver os desafios como oportunidades que podem ser superadas por meio do esforço coletivo.

A visita do arcebispo Paul Richard Gallagher, especialmente em um contexto tão simbólico, reflete o compromisso contínuo da Santa Sé com a promoção dos valores humanos fundamentais e a construção de relações mais solidárias e inclusivas, não apenas entre a Igreja e Cuba, mas também em um âmbito global.

Para mais detalhes sobre a visita e o discurso do arcebispo Gallagher, você pode acessar o link da fonte: Vatican News.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes