Tesla tem se mostrado bastante reservada em relação aos dados de seus veículos autônomos nesta semana. A montadora está tentando impedir que a cidade de Austin divulgue registros públicos envolvendo suas operações de robô táxis na cidade, as quais estão previstas para se expandirem este mês. Essa ação acontece apenas alguns dias após a Tesla solicitar à Justiça que impedisse a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) de divulgar dados relacionados a acidentes que envolveram seus carros com recursos de condução autônoma.
O que diz a Tesla sobre os dados de robô táxi
Segundo informações da agência Reuters, a solicitação foi feita para a liberação de dois anos de comunicação entre a Tesla e autoridades de Austin, logo após o CEO da empresa, Elon Musk, afirmar que a cidade seria o lar do experimento com robô táxis.
Dan Davis, um oficial de informações públicas de Austin, informou à Reuters em abril que “terceiros” estavam solicitando à cidade que retivesse esses registros para proteger “privacidade ou propriedade”. Após a publicação escalar o assunto para o Gabinete do Procurador Geral do Texas, um advogado da Tesla enviou uma carta contestando a divulgação, alegando que os documentos eram “informações comerciais confidenciais, proprietário, sensíveis do ponto de vista competitivo e/ou segredos comerciais”.
Transparência e o direito à informação
Depois de ser questionado sobre se a população de Austin tem o direito de saber informações sobre os carros autônomos que circularão em suas ruas, Neal Falgoust, um funcionário do Departamento Jurídico de Austin que supervisiona questões de registros públicos, não respondeu. A falta de uma posição clara das autoridades sobre a confidencialidade dos materiais envolvidos levanta questões sobre a transparência da operação de veículos autônomos na cidade.
A Tesla revelou na semana passada que estava testando modelos autônomos em Austin por vários dias, um cronograma que, segundo Musk, está um mês à frente do que havia sido planejado. Esta não seria a primeira frota de táxis autônomos nas ruas da capital texana, visto que a Waymo já opera na região desde 2023 dentro de uma área geofenciada específica. A Waymo também firmou parcerias com a Uber em Austin desde março.
De acordo com a legislação texana, o Gabinete do Procurador Geral tem 45 dias úteis para decidir se a cidade de Austin é obrigada a tornar esses registros públicos, o que será decidido na próxima semana.
Essas ações da Tesla levantam preocupações sobre a transparência e a privacidade em um momento em que os veículos autônomos estão começando a se integrar de maneira mais ampla ao cotidiano das cidades. O resultado dessa disputa pode ter implicações significativas para a confiança do público em relação ao uso de tecnologias de direção autônoma.
Embora a segurança e a privacidade sejam preocupações legítimas, a falta de informações sobre como esses veículos operam pode gerar desconfiança e hesitação por parte da população quanto a sua utilização nas ruas. As decisões futuras em torno dessa questão podem moldar o futuro do transporte autônomo no estado e além.