Diante da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), a concessionária Riogaleão, controlada pela operadora aeroportuária de Cingapura Changi, informou que se prepara para participar da nova licitação do Galeão. A empresa planeja investir R$ 1,1 bilhão nos próximos três anos, visando a ampliação e melhorias no aeroporto do Rio de Janeiro.
Investimentos e projetos em andamento na concessão do Galeão
A Riogaleão destacou que o valor será aplicado em projetos próprios e de terceiros, incluindo um complexo logístico, hotel e centro comercial. Segundo a concessionária, a mudança na cobrança da outorga busca alinhar as regras do Galeão às dos terminais concedidos posteriormente. “O modelo de outorga variável, utilizado desde a 5ª rodada de concessões, permite maior equilíbrio financeiro e maior aderência à realidade do setor”, afirmou em nota.
Participação na licitação e impacto no setor aeroportuário
A concessionária classificou o processo de licitação como “teste de mercado”, reforçando sua confiança na recuperação do setor. Mauro Viegas Filho, presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan, avalia que o acordo “corona um processo iniciado em 2022, que contou com o esforço de entidades empresariais do Rio de Janeiro”. Segundo ele, essa parceria foi fundamental para evitar a separação das concessões do Galeão e do Aeroporto Santos Dumont.
Perspectivas futuras para o sistema aeroportuário do Rio
O secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, afirmou que a aprovação do acordo representa uma etapa importante para o Rio de Janeiro. “A limitação técnica de passageiros no Santos Dumont foi uma vitória, e a remodelagem na concessão consolida a recuperação do Galeão como um hub de conectividade”, afirmou em nota. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, também destacou que a nova configuração reforça a posição do Galeão no cenário nacional.
Reforço na segurança jurídica e novos investidores
A advogada Ana Cândida, sócia do escritório BMA Advogados, destacou o aval do TCU como aspecto positivo do processo. Ela ressaltou que a licitação simplificada abrirá espaço para novos investidores e operadores fazerem ofertas pela concessão. “Incluir no contrato a relação entre o Galeão e o fluxo de passageiros do Santos Dumont será desafiador, mas a previsão no contrato de concessão é uma solução promissora”, ponderou.
Thiago Nykiel, diretor executivo da consultoria Infraway, acredita que o aumento controlado do fluxo no Santos Dumont pode impactar o Galeão, mas o risco está bem gerenciado na nova modelagem. “O modelo apresentado parece equilibrado e possui potencial para fortalecer a integração aeroportuária na região”, afirmou.
Para mais detalhes sobre os investimentos e os desdobramentos, acesse a matéria completa no site do Globo.