Brasil, 6 de junho de 2025
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Professores do Piauí recebem formação em metodologia espiral para o ensino de matemática

A Seduc-PI capacita docentes para implementar metodologias inovadoras, visando melhorar a compreensão dos alunos em matemática.

A Secretaria da Educação (Seduc-PI) está promovendo a formação de professores na aplicação de uma nova metodologia de ensino de Matemática nas escolas públicas estaduais. A iniciativa tem como objetivo tornar as aulas mais eficazes, garantindo que os estudantes compreendam profundamente os conteúdos abordados.

O método espiral: aprendendo de maneira contínua

A formação, que envolve mais de 50 docentes, é baseada no chamado método espiral. Essa proposta busca reforçar a aprendizagem por meio da revisão constante de conceitos já estudados, conectando-os a novos conteúdos. Assim, o conhecimento é construído de forma contínua e aprofundada, o que pode resultar em um maior entendimento dos alunos.

“Ao contrário do modelo tradicional, que organiza os conteúdos de forma isolada, o método espiral permite que o aluno aprenda Matemática de forma contínua”, explica Jorge Herbert Soares de Lira, professor da Universidade Federal do Ceará, responsável pela condução da formação. Segundo ele, o papel do professor é essencial para planejar tarefas que ajudem os alunos a fixar um repertório e aplicar esse conhecimento em diferentes contextos.

Por exemplo, ao abordar o tema de porcentagem, os professores começam a trabalhar com situações simples do cotidiano e, gradualmente, apresentam novos desafios, como descontos, juros, gráficos, frações e proporções. Dessa maneira, os alunos retomam os temas ao longo do ano, ampliando sua compreensão a cada etapa.

Benefícios do modelo espiral na prática

O professor Raimundo Alves, do Ceti Augustinho Brandão, afirma que o modelo espiral complementa a metodologia que já aplica em sala de aula. “Ele reforça a base dos alunos e nos permite retomar pontos em que há dificuldade, o que dá mais segurança para avançar nas habilidades”, comenta Alves, destacando a importância da adaptação do ensino ao ritmo de aprendizagem dos estudantes.

Francisco Carvalho, do Ceti Gayoso e Almendra, também ressalta as vantagens dessa metodologia, que se integra bem ao trabalho colaborativo entre educadores. “Esse formato valoriza a troca entre professores e ajuda a adaptar a metodologia à nossa realidade, fortalecendo o aprendizado de forma mais consistente”, explica Carvalho. Essa colaboração é vista como um ponto forte no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos.

Programa Gestão da Aprendizagem na educação pública

A capacitação dos docentes faz parte do Programa Gestão da Aprendizagem, que acompanha o desempenho dos estudantes e orienta intervenções pedagógicas. A rede de ensino já utiliza diagnósticos, simulados e minitestes para identificar dificuldades e ajustar o ensino conforme as metas de aprendizagem estabelecidas. Só na 3ª série do ensino Médio, essa metodologia deve beneficiar mais de 30 mil alunos, conforme estimativas da Seduc-PI.

“O compromisso da gestão do Governador Rafael Fonteles é com a qualidade do ensino. Por isso, investimos continuamente na formação dos professores e estamos sempre buscando metodologias inovadoras. Nosso objetivo é assegurar que todos os estudantes avancem na aprendizagem da Matemática e demais disciplinas, construindo, de forma sólida, o conhecimento em sala de aula”, afirma o secretário da Educação, Washington Bandeira.

A implementação do método espiral, juntamente com a formação constante dos educadores, é uma demonstração do comprometimento da Seduc-PI em melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas do estado. A expectativa é que essa abordagem ajude a transformar a forma como a Matemática é ensinada e aprendida, promovendo um aprendizado mais eficaz e integrado no contexto escolar.

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