O Papa Leo XIV reuniu-se nesta quinta-feira (5), com membros da Secretaria de Estado do Vaticano, para agradecer pelo suporte nos primeiros meses de seu papado. A audiência aconteceu no Vaticano e contou com a presença de figuras-chave, como o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, e o arcebispo Edgar Peña Parra, responsável por assuntos gerais dentro da secretaria.
Papa Leo XIV reforça papel da Secretaria de Estado na missão da Igreja
Em seu discurso inicial, o pontífice expressou gratidão pelo apoio recebido na fase inicial de seu mandato e destacou a importância de dividir a responsabilidade do ministério universal. “É reconfortante saber que não estou sozinho e que posso compartilhar essa missão com vocês”, afirmou.
De forma extemporânea, Leo XIV acrescentou que “é evidente que o papa não pode seguir sozinho, sendo imprescindível contar com a colaboração de muitos na Santa Sé”, especialmente na Secretaria de Estado. Ele recordou a história da instituição, que remonta ao final do século XV, enfatizando que atualmente quase metade de seus integrantes são leigos e mais de 50 mulheres.
O rosto da Igreja e a dimensão universal
Para o papa, esse desenvolvimento reflete “o rosto da Igreja: compartilhamos juntos as questões, dificuldades, desafios e esperanças do povo de Deus ao redor do mundo”, sempre expressando as dimensões de “incarnação e catholicidade”.
Ele destacou que a Igreja está “incarnada no tempo e na história”, seguindo o caminho de Deus e das línguas humanas, e que a missão da Igreja é comunicar o Evangelho em diversas culturas, promovendo alegria e esperança.
Leo XIV também refletiu sobre a perspectiva universal da Igreja, ressaltando que ela facilita a valorização de diferentes culturas e sensibilidades, atuando como força promotora da comunhão entre a Igreja de Roma, as igrejas locais e a comunidade internacional.
Reconhecimento da atuação da Secretaria de Estado
O pontífice assinalou que essas duas dimensões “têm se tornado cada vez mais constitutivas do trabalho da Cúria”, seguindo o modelo de reforma iniciado por São Paulo VI. Segundo Leo XIV, a “incarnação” refere-se à concretude da realidade e às questões específicas tratadas pelos diversos órgãos da Cúria, enquanto a “universalidade” busca uma síntese que apoie a ação do papa.
Ele citou a constituição apostólica Praedicate Evangelium, de Papa Francisco, que reforça o serviço da Cúria à Igreja mundial.
Prestígio e oração pela missão
Ao final, Leo XIV agradeceu o empenho silencioso dos funcionários da secretaria, pedindo que eles não se deixem contaminar por ambições ou rivalidades, e que sejam uma “verdadeira comunidade de fé e caridade”, atuando como irmãos, irmãs, filhos e filhas do papa.
Encerrando, pediu a intercessão da Virgem Maria por sua missão e a de toda a equipe, além de abençoá-los pelo trabalho em prol da Igreja. A notícia foi publicada originalmente pela ACI Prensa e traduzida pela CNA, reforçando o impacto internacional do encontro.
Para mais informações, acesse a fonte oficial.