Um incidente alarmante em uma creche da região de Santos, SP, deixou um menino de apenas três anos traumatizado após ser agredido por sua professora. Segundo relatos da avó da criança, a agressão ocorreu quando a educadora, em um momento de desapego, puxou o menino de maneira brusca, resultando em dor e medo que o pequeno agora sente ao pensar em retornar à creche.
A situação na creche
O incidente ocorreu durante uma atividade normal, mas segundo Janilma, avó do menino, a professora virou-se abruptamente e pegou o garoto pelo braço. “Ela ficou segundos com ele pendurado, vendo outra criança. Ela pegou o [menino] e saiu arrastando ele até o meio da sala, agora segurando na mão. Ali, ele já estava gritando, já sentiu dor ali”, relatou. O desespero da criança foi agravado quando a professora o colocou no chamado “cantinho do pensamento”, uma técnica comum em métodos disciplinares, mas que neste caso só intensificou o sofrimento do menino.
Trauma e consequências
De acordo com a avó, o menino está com medo de voltar à creche e recusa-se a falar sobre o incidente, manifestando angústia sempre que o assunto é mencionado. “Ele está tendo pesadelos, queixando-se de fraqueza e falta de apetite”, completou Janilma, preocupada com o impacto psicológicos que esse evento pode ter na formação e autoestima do pequeno.
Repercussão e atenção às crianças
Casos como o do menino de três anos levantam a questão sobre a formação e a seleção de profissionais que lidam com crianças. É essencial garantir que educadores tenham não apenas qualificações acadêmicas, mas também habilidades emocionais para lidar com o comportamento infantil. Pedagogos e psicólogos afirmam que a disciplina deve ser um ato de cuidado e não de violência, e que as instituições devem proporcionar um ambiente seguro, onde as crianças possam se desenvolver sem medo.
O que pode ser feito?
Após o incidente, é vital que os responsáveis pela creche tomem medidas para assegurar que episódios de agressão não voltem a acontecer. Isso inclui capacitar educadores para lidarem com situações de conflito sem recorrer à força e promovendo um ambiente de ensino que priorize o respeito e a afetividade. Já para a saúde emocional do menino, acompanhamento psicológico é recomendado, a fim de ajudá-lo a superar o trauma e recuperar a confiança em ambientes escolares.
A importância da denúncia
Denunciar casos de agressão em instituições de ensino é fundamental. Os responsáveis do menino afirmam que já estão tomando as medidas legais cabíveis, na esperança de que isso sirva como alerta para outras famílias e instituições. Denúncias podem auxiliar na proteção de outras crianças que possa estar passando por situações semelhantes, e garantir que profissionais inadequados sejam afastados de suas funções.
Este caso não é apenas uma história de agressão, mas um chamado à reflexão sobre a educação e a proteção das crianças nas escolas. O bem-estar infantil deve sempre ser a prioridade, e cada pequeno deve ter o direito de aprender e crescer em um ambiente seguro e acolhedor.
As autoridades competentes continuam investigando o caso para garantir que a verdade seja descoberta e que a segurança das crianças esteja sempre em primeiro lugar.