Brasil, 6 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Menino de três anos é agredido por professora e fica traumatizado

Um menino de três anos foi agredido por sua professora em uma creche e agora tem medo de retornar ao local, segundo informações de sua avó.

Um incidente alarmante em uma creche da região de Santos, SP, deixou um menino de apenas três anos traumatizado após ser agredido por sua professora. Segundo relatos da avó da criança, a agressão ocorreu quando a educadora, em um momento de desapego, puxou o menino de maneira brusca, resultando em dor e medo que o pequeno agora sente ao pensar em retornar à creche.

A situação na creche

O incidente ocorreu durante uma atividade normal, mas segundo Janilma, avó do menino, a professora virou-se abruptamente e pegou o garoto pelo braço. “Ela ficou segundos com ele pendurado, vendo outra criança. Ela pegou o [menino] e saiu arrastando ele até o meio da sala, agora segurando na mão. Ali, ele já estava gritando, já sentiu dor ali”, relatou. O desespero da criança foi agravado quando a professora o colocou no chamado “cantinho do pensamento”, uma técnica comum em métodos disciplinares, mas que neste caso só intensificou o sofrimento do menino.

Trauma e consequências

De acordo com a avó, o menino está com medo de voltar à creche e recusa-se a falar sobre o incidente, manifestando angústia sempre que o assunto é mencionado. “Ele está tendo pesadelos, queixando-se de fraqueza e falta de apetite”, completou Janilma, preocupada com o impacto psicológicos que esse evento pode ter na formação e autoestima do pequeno.

Repercussão e atenção às crianças

Casos como o do menino de três anos levantam a questão sobre a formação e a seleção de profissionais que lidam com crianças. É essencial garantir que educadores tenham não apenas qualificações acadêmicas, mas também habilidades emocionais para lidar com o comportamento infantil. Pedagogos e psicólogos afirmam que a disciplina deve ser um ato de cuidado e não de violência, e que as instituições devem proporcionar um ambiente seguro, onde as crianças possam se desenvolver sem medo.

O que pode ser feito?

Após o incidente, é vital que os responsáveis pela creche tomem medidas para assegurar que episódios de agressão não voltem a acontecer. Isso inclui capacitar educadores para lidarem com situações de conflito sem recorrer à força e promovendo um ambiente de ensino que priorize o respeito e a afetividade. Já para a saúde emocional do menino, acompanhamento psicológico é recomendado, a fim de ajudá-lo a superar o trauma e recuperar a confiança em ambientes escolares.

A importância da denúncia

Denunciar casos de agressão em instituições de ensino é fundamental. Os responsáveis do menino afirmam que já estão tomando as medidas legais cabíveis, na esperança de que isso sirva como alerta para outras famílias e instituições. Denúncias podem auxiliar na proteção de outras crianças que possa estar passando por situações semelhantes, e garantir que profissionais inadequados sejam afastados de suas funções.

Este caso não é apenas uma história de agressão, mas um chamado à reflexão sobre a educação e a proteção das crianças nas escolas. O bem-estar infantil deve sempre ser a prioridade, e cada pequeno deve ter o direito de aprender e crescer em um ambiente seguro e acolhedor.

As autoridades competentes continuam investigando o caso para garantir que a verdade seja descoberta e que a segurança das crianças esteja sempre em primeiro lugar.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes