A marca Volkswagen lançou sua salsicha ao curry, conhecida como “VW currywurst”, em 1973, e, em 2024, atingiu a marca de 8,6 milhões de unidades comercializadas, segundo reportagem da revista Fortune. O número supera as vendas de veículos da própria Volkswagen no mesmo período, que somaram cerca de 5,2 milhões de carros, ficando próximo aos 9 milhões de veículos vendidos pelo grupo Volkswagen em todo o último ano.
Origem e presença do currywurst na Volkswagen
A produção da salsicha ocorre tanto para consumo interno pelos funcionários nas fábricas quanto para o público em supermercados na Alemanha. Além disso, ela está disponível em estádios de futebol em Wolfsburg, cidade-sede da Volkswagen. Segundo a Fortune, foram vendidas 6,3 milhões de unidades da versão original em 2024, das quais aproximadamente 10% foram consumidas pelos empregados da montadora.
Variedades e consumo
Além da versão tradicional, a VW currywurst foi vendida como cachorro-quente, somando cerca de 2,2 milhões de unidades, e uma versão vegana, com 42 mil unidades comercializadas. Gunnar Kilian, diretor de RH da Volkswagen, destacou a inovação da marca em seu perfil no LinkedIn: “Volkswagen é sinônimo de inovação – em duas, quatro e muitas outras rodas e, sim, também no prato!”
Kilian comemorou o recorde de vendas das mais de 8 milhões de salsichas Volkswagen Genuine Curry, acrescentando que a montadora já prepara novidades em currywurst: “Nossa próxima novidade já está a caminho!”
Repercussão do sucesso fora do convencional
De acordo com a reportagem da Fortune, a preferência dos consumidores por produtos fora do padrão automobilístico reforça a versatilidade da marca Volkswagen. A iniciativa inusitada tem reforçado o posicionamento da empresa como inovadora e próxima dos consumidores em diferentes aspectos do dia a dia.
Para conferir todos os detalhes, acesse a matéria completa no site do Globo.