Brasil, 3 de junho de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Novas passarelas e ciclovias em rodovias de São Paulo

Investimentos de R$ 60 milhões vão melhorar a segurança viária com 27 passarelas e ciclovias no litoral paulista até 2026.

O governo de São Paulo anunciou esta semana um importante projeto de infraestrutura que beneficiará a segurança de pedestres e ciclistas nas rodovias do litoral. Com um investimento de quase R$ 60 milhões, as rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) e Mogi-Bertioga (SP-098), além da Mogi-Dutra (SP-088), receberão um total de 27 novas passarelas, além de ciclovias, até o final de 2026.

Objetivo: Segurança nas rodovias

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), essas novas passarelas têm como principal objetivo evitar acidentes e garantir a segurança dos pedestres que utilizam as rodovias. O projeto prevê a construção de 17 passarelas até o ano de 2025, com quatro delas já programadas para serem inauguradas ainda neste ano. O investimento para essas obras será de aproximadamente R$ 36,25 milhões.

Em 2026, está prevista a construção de dez novas passarelas, com um investimento de R$ 20,2 milhões, resultando em um total de nove inaugurações previstas para esse ano. As passarelas desempenham um papel crucial ao evitar travessias irregulares, que frequentemente causam acidentes graves.

Ciclovias: mais segurança e sustentabilidade

Além das passarelas, o projeto inclui a construção de 73 km de ciclovias ao longo dos trechos das rodovias. A ciclovia que ligará Bertioga a Santos terá cerca de 36 km e será totalmente duplicada. Adicionalmente, 33 km de ciclovias serão construídas nas regiões de Itanhaém e Peruíbe, e mais 4 km entre Peruíbe e Miracatu.

Essas iniciativas visam não apenas a segurança, mas também promover o uso da bicicleta como meio de transporte, contribuindo para a sustentabilidade no estado. O aumento da infraestrutura cicloviária é essencial para incentivar a mobilidade urbana de maneira mais segura e ecológica.

Parceria Público-Privada

O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), foi responsável por vencer o leilão internacional do Lote Litoral. Este consórcio terá a responsabilidade de realizar as obras ao longo de 213 quilômetros de vias, com um prazo de concessão de 30 anos e um investimento total previsto de R$ 4,3 bilhões. A fiscalização das obras será feita pela Artesp, garantindo que os investimentos sejam aplicados de acordo com o planejado.

Entre as melhorias previstas, estão mais de 90 km de duplicações, 10 km de faixas de ultrapassagem e 47 km de acostamentos, além das já mencionadas passarelas e ciclovias. Essa ampla gama de intervenções não apenas melhorará a segurança viária, mas também facilitará o tráfego na região, que é um importante corredor para o turismo e o transporte no estado de São Paulo.

Expectativa da população

A expectativa da população e das autoridades locais é que essas intervenções tragam resultados significativos na redução de acidentes nas rodovias. A integração de passarelas e ciclovias deve criar um ambiente mais seguro tanto para os pedestres quanto para os ciclistas, promovendo um transporte mais sustentável e seguro na região.

Em um país onde o uso de veículos é predominante e as mortes em acidentes de trânsito são alarmantes, iniciativas como essa são extremamente bem-vindas. O projeto representa um passo significativo rumo à segurança e ao bem-estar de todos que utilizam as rodovias do litoral de São Paulo.

Por fim, com a entrega das passarelas e ciclovias previstas, espera-se não apenas uma melhoria na segurança viária, mas também um incentivo ao transporte sustentável, que pode transformar a mobilidade urbana na região e promover um futuro mais seguro para todos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes