Brasil, 31 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Natura mira o mercado mexicano para impulsionar vendas e recuperar confiança

Natura planeja expandir sua presença no México, apostando na retomada de crescimento após resultados frustrantes e queda no valor das ações

A Natura intensificará seus esforços no mercado mexicano como parte de uma estratégia para aumentar vendas e recuperar a confiança de investidores. O CEO João Paulo Ferreira afirmou que a companhia pretende crescer desproporcionalmente no país, ampliando sua operação de lojas, estandes e sua rede de consultoras de beleza.

Novo foco no mercado mexicano

Atualmente, a Natura possui 16 pontos de venda e uma operação online no México, que representa apenas 5,4% de participação no mercado local. Ferreira destacou que a companhia busca ampliar essa fatia, rivalizando com a líder L’Oréal, que detém 11,5% do mercado mexicano, maior economia da América Latina.

“Vamos crescer desproporcionalmente no México”, afirmou Ferreira em entrevista. Ele não divulgou metas específicas para novas inaugurações de lojas, mas reforçou o compromisso de ampliar a atuação no país, que já conta com uma rede de 500.000 consultoras de beleza.

Reconstrução financeira e estratégias futuras

Ferreira, que assumiu a liderança da Natura recentemente após liderar a divisão da América Latina, revelou que sua prioridade é “capturar valor do nosso próprio negócio” e preparar o terreno para retomar o pagamento de dividendos. As ações da empresa caíram 30% em março, após resultados abaixo do esperado, mas já recuperaram parte do valor.

Ele explicou que a estratégia da Natura é “minimizar o consumo de caixa” e aproveitar sua situação financeira sólida, sem dívidas de curto prazo. “Em um futuro próximo, podemos esperar dividendos novamente”, afirmou Ferreira, durante reunião em Nova York.

Perspectivas de recuperação e interesse do mercado

Após 48 horas de reuniões com investidores internacionais, Ferreira reforçou que a Natura voltou aos trilhos sob sua liderança e revelou um interesse crescente entre gestores globais no mercado brasileiro. Segundo ele, a empresa está “de volta aos trilhos”, visando uma recuperação sustentada.

Além disso, a Natura mantém seu compromisso com a biodiversidade amazônica, planejando anunciar um centro de pesquisas na região durante a COP30, em Belém, em novembro. Ferreira destacou que a companhia não busca negócios a curto prazo, mas está aberta a oportunidades de aquisições após concluir o processo de recuperação judicial da unidade Avon International, iniciado em agosto passado.

Venda da Avon e possibilidades futuras

Quanto à venda da Avon, Ferreira disse que a Natura avalia todas as opções, incluindo a venda de ativos em partes ou em bloco. Ele afirmou que ainda não há um prazo definido para essa operação, destacando que a situação da Avon exige uma análise cuidadosa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes