Depois de uma longa espera e estratégias de mistério, o Volkswagen Tera foi oficialmente lançado no Brasil nesta semana, apresentando-se como o novo SUV de entrada da marca alemã. Com preços que variam de R$ 99.990 a R$ 142.290 e duas opções de motorização, o veículo disputa mercado com Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt.
Pontos positivos do Volkswagen Tera
- Consumo eficiente, com médias superiores às dos concorrentes em rodovia
- Câmbio automático de seis marchas bem ajustado, garantindo respostas na condução
- Equipamentos tecnológicos, incluindo painel digital de 10 polegadas e central multimídia moderna
- Presença de inteligência artificial generativa, a OTTO, em parceria com a Accenture, a partir de julho
- Freios a disco nas quatro rodas, garantindo segurança e estabilidade
Pontos negativos do Volkswagen Tera
- Espaço interno limitado, com bancos estreitos na frente e atrás
- Desempenho do motor 1.0 aspirado, que deixa a desejar em retomadas rápidas
- Potência e torque mais baixos comparados aos principais concorrentes
- Faltam câmeras na dianteira e laterais, comprometendo a visão periférica
- Ausência de freio de estacionamento eletrônico, limitando recursos de conveniência
Design, interior e tecnologia
O Volkswagen Tera apresenta um visual moderno e uma cabine bem equipada. Destaca-se o painel digital de 10 polegadas e a central multimídia com tela flutuante de 10,25 polegadas, que oferece conexão à internet por um ano e interação com a inteligência artificial OTTO, que terá funcionalidades de assistente por voz e conversa durante as viagens.
O acabamento interno exibe detalhes em couro degradê na versão topo de linha, além de porta-objetos com carregador por indução e portas USB-C. Entretanto, o espaço interno é considerado estreito, o que pode gerar desconforto em viagens longas, especialmente para motoristas mais altos.
Performance e consumo
Equipado com motor 1.0 aspirado de 84 cv e torque de 10,3 kgfm, o Tera oferece bom consumo, especialmente na estrada, com médias de até 14,5 km/l quando abastecido com gasolina. A versão mais potente (1.0 TSI turbo de 116 cv) não está disponível nesta configuração de entrada.
Apesar do desempenho mediano, o carro se destaca pelo gerenciamento de torque e pelo câmbio que mantém o motor em baixa rotação, auxiliando na economia de combustível. A suspensão nova também contribui para uma condução mais estável e precisa.
Expectativas e futuro
O lançamento do Volkswagen Tera é visto como uma aposta da marca para ampliar sua participação no segmento de SUVs compactos, concorrendo diretamente com modelos que oferecem maior potência e tecnologia, mas com preços competitivos. O público jovem, que valoriza inovação e conectividade, poderá se interessar especialmente pela inteligência artificial OTTO, disponível a partir de julho.
Com entrega prevista para 5 de junho, o VW Tera busca fazer parceria com clássicos como Fusca e Gol na história de sucesso da marca no Brasil, alimentando uma disputa acirrada no segmento de utilitários esportivos de entrada.