Brasil, 30 de maio de 2025
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Piauí alcança zeragem em municípios com crianças abaixo do básico em alfabetização

O Piauí zerou, em 2024, o número de municípios com crianças em alfabetização abaixo do básico, marcando um avanço significativo na educação.

Em um marco histórico para a educação pública, o Piauí zerou, em 2024, o número de municípios com crianças no padrão “abaixo do básico” em alfabetização. Os dados são do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e refletem um avanço consistente: entre 2022 e 2024, o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental subiu de 53% para 59%.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, durante participação no Seminário de Alfabetização 360°, em São Paulo, nesta quarta-feira (28). “A gente sabe que transformação por meio da Educação não acontece da noite para o dia. Mas quando Estado e municípios trabalham juntos, com metas claras, compromisso e apoio técnico, o resultado chega e muda vidas”, afirma o secretário.

Resultados positivos no Piauí

Esse resultado é fruto de uma política estratégica, construída com trabalho coletivo, metas bem definidas e investimento certo onde mais importa: na formação de professores, no acompanhamento técnico regionalizado e no apoio direto às redes municipais. No centro desse avanço está o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), o maior Programa de Alfabetização na Idade Certa em regime de colaboração com municípios já implantado no estado.

Lançado em 2021, o PPAIC une os esforços da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) aos 224 municípios piauienses, com uma atuação articulada que aposta em formação continuada, avaliação sistemática, incentivo à gestão escolar e distribuição de material didático complementar.

Política pública que alcança quem mais precisa

O alcance do PPAIC impressiona: são mais de 208 mil crianças na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, mais de 14.700 professores formados e mais de 2.700 gestores escolares envolvidos diretamente nas ações do programa. Todas as formações são baseadas nos dados do SAEPI e realizadas com acompanhamento técnico regionalizado, e o material didático complementar — produzido em parceria com a Associação Nova Escola — já soma mais de 400 mil exemplares, distribuídos em todo o estado, além de 26.900 sequências didáticas exclusivas para estudantes do 2º ano.

A avaliação é usada como ferramenta para orientar políticas, e não para punir. Além do SAEPI, a Seduc aplica a Avaliação de Fluência em Leitura e premia os melhores desempenhos com iniciativas como o Prêmio Alfa-10 e o ICMS Educação, que destina recursos aos municípios com base em indicadores educacionais. Graças às ações integradas, o Piauí conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação — reconhecimento que coloca o estado entre os líderes nacionais em políticas de alfabetização infantil.

Novos desafios para o futuro da alfabetização

Com base sólida construída, o foco agora é ainda mais ambicioso: alfabetizar todas as crianças até os seis anos de idade. Segundo o secretário Washington Bandeira, essa nova meta é respaldada por uma rede cada vez mais fortalecida, que inclui também o Pacto pelas Crianças, coordenado pela primeira-dama do Estado, Dra. Isabel Fonteles.

“Zerar o número de municípios com alfabetização ‘abaixo do básico’ é, sem dúvida, um feito histórico. Mas, para o Piauí, é só o começo. A gestão do governador Rafael Fonteles vai continuar provando que quando a Educação é prioridade, a transformação acontece”, concluiu Bandeira.

Esses avanços na alfabetização demonstram que com políticas públicas institucionais e apoio técnico adequado, é possível reverter cenários críticos e construir um futuro melhor para as crianças piauienses. A educação é, sem dúvida, o caminho para a transformação social e o desenvolvimento sustentável.

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