Brasil, 29 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Banco Central lança Pix Automático para cobranças periódicas

Sistema de pagamentos do BC acaba de ganhar o Pix Automático, que facilitará transferências recorrentes e programadas a partir de 16 de junho

O Banco Central (BC) realizará na próxima quarta-feira (4/6), às 9h30, em São Paulo, o evento oficial de lançamento do Pix Automático. A nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos estará disponível para uso em 16 de junho, facilitando cobranças recorrentes sem necessidade de autenticação a cada transação.

Regulamentação do Pix Automático e benefícios para usuários

Desenvolvido desde o ano passado, o Pix Automático permitirá que empresas forneçam dados de cobrança e que clientes autorizem débitos periódicos por meio de aplicativos ou computadores. Segundo o Banco Central, essa inovação aumentará a eficiência das cobranças, reduzirá custos operacionais e diminuirá a inadimplência.

“O novo serviço vai tornar as cobranças recorrentes mais ágeis e seguras, beneficiando tanto quem paga quanto quem recebe”, destacou Gabriel Galípolo, presidente do BC, durante o evento de lançamento. A iniciativa tem impacto direto no setor financeiro, além de segmentos como serviços públicos, educação, saúde e streaming.

Funcionamento e aplicações do Pix Automático

No sistema do Pix Automático, a empresa responsável pela cobrança fornece os dados necessários. O cliente, por sua vez, autoriza autopagamentos de forma automática, sem precisar aprovar cada transação individualmente. Essa autorização pode ser feita pelo aplicativo da instituição financeira ou por meio de computador.

De acordo com o BC, essa nova funcionalidade deve facilitar cobranças frequentes, como contas de concessionárias, escolas, academias, condomínios, planos de saúde, serviços de assinatura e empresas do setor financeiro.

Perspectivas futuras e impacto no mercado

Espera-se que o Pix Automático otimize operações de cobrança, reduza custos e ajude a diminuir a inadimplência. A nova funcionalidade reforça a posição do Brasil como um dos principais mercados de pagamentos digitais na América Latina.

O evento conta também com a participação de Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC; Gilneu Vivan, diretor de Regulação; e Eduardo Lopes, presidente da Zetta, empresa de tecnologia financeira.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes