Brasil, 29 de maio de 2025
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Professores do DF aprovam greve por melhores salários

Professores da rede pública do Distrito Federal decidiram entrar em greve a partir de 2 de junho, reivindicando aumento salarial.

Nesta terça-feira (27), os professores da rede pública do Distrito Federal decidiram, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), iniciar uma greve a partir da próxima segunda-feira (2 de junho). A decisão teve como principal motivação a reivindicação de uma reestruturação da carreira, com o objetivo de dobrar o salário base da categoria, que se sente desvalorizada e sobrecarregada.

A luta por melhores condições de trabalho

Os profissionais, representados pelo Sinpro-DF, expõem que a reestruturação não é apenas uma questão salarial, mas uma necessidade urgente para garantir melhores condições de trabalho e valorização dos educadores. Desde 2015, os professores enfrentam uma série de dificuldades, e muitos alegam que os seus vencimentos atuais não refletem a importância do papel que desempenham na formação da sociedade.

Reivindicações específicas da categoria

Além do aumento no salário base, os professores apresentaram uma lista de reivindicações, que incluem:

  • A possibilidade de que professores contratados temporariamente, ao serem efetivados, possam utilizar o tempo de serviço anterior para o enquadramento nas etapas de progressão salarial;
  • Ampliação do percentual de aumento a cada mudança de padrão;
  • Valorização da progressão horizontal, que considera especializações, mestrado e doutorado, mediante a ampliação dos percentuais de aumento salarial.

A paralisação foi aprovada por tempo indeterminado, o que indica a seriedade da insatisfação da categoria. A expectativa é que as atividades letivas sejam severamente impactadas a partir da próxima semana, caso as negociações não avancem.

Reação da comunidade e da Secretaria de Educação

A decisão de entrar em greve gerou reações variadas entre os pais e alunos. Muitos estudantes e pais apoiam a causa, reconhecendo a importância de melhores condições de trabalho para os educadores. No entanto, existem preocupações sobre o impacto que a paralisação pode ter no calendário escolar e no aprendizado dos alunos.

A equipe do g1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Educação do Distrito Federal para obter um posicionamento sobre a greve e as reivindicações dos professores, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Essa falta de retorno tem contribuído para o clima de tensão entre a categoria e o governo.

O futuro das negociações

Os professores do DF estão em busca de um diálogo aberto e produtivo com as autoridades, na esperança de que a greve possa gerar uma resposta positiva às suas reivindicações. A expectativa é que uma nova mesa de negociações possa ser estabelecida nos próximos dias, permitindo que todos os lados tenham a chance de discutir as questões de maneira civilizada e eficaz.

A greve dos professores é um reflexo de uma luta maior por uma educação pública de qualidade e pelo reconhecimento do trabalho de quem dedica a vida à formação das futuras gerações. A sociedade deve acompanhar atentamente os desdobramentos dessa situação, que pode impactar não apenas os educadores, mas também a vida de milhares de alunos que dependem da educação pública para seu desenvolvimento e futuro.

A importância do apoio da comunidade

Conforme a paralisação se aproxima, é fundamental que a comunidade escolar e a sociedade em geral se mobilizem para apoiar a causa dos professores. A educação é um investimento no futuro de todos, e garantir condições adequadas de trabalho é garantir um ensino de qualidade para todos os alunos. O momento é crítico e exige união e solidariedade em prol de uma educação mais justa e digna.

Assim, a greve dos professores do DF se torna não apenas uma manifestação por melhores salários, mas um clamor por uma valorização efetiva dos educadores e pela construção de um sistema educacional que reconheça e premie o comprometimento e a dedicação daqueles que ensinam e moldam o futuro do país.

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