Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelou que os preços das carnes suína e bovina tiveram uma redução em São Paulo no último mês de abril. A análise aponta uma queda geral de 1,64% na carne suína e de 0,49% na carne bovina.
Variações nos cortes de carne suína
De acordo com o levantamento, os cortes de carne suína mais afetados pela queda de preços foram o pernil com osso, que reduziu 2,44%, o lombo com osso, com uma diminuição de 2,22%, e a costela suína, que caiu 0,44%.
Queda na carne bovina e os cortes mais valorizados
Na carne bovina, a redução foi mais significativa em cortes nobres como o filé mignon, que caiu 8,25%, e a alcatra, com uma queda de 4,46%. Os cortes mais populares também tiveram redução, como a fraldinha, que desvalorizou 4,91% em abril.
Fatores que influenciaram a redução de preços
Segundo Felipe Queiroz, economista chefe da Apas, a baixa nos preços ocorreu mesmo em um cenário favorável às exportações brasileiras de carne. “A desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar norte-americano tem favorecido a competitividade das commodities nacionais no mercado internacional, impulsionando as exportações”, explicou Queiroz.
Perspectivas futuras para o mercado de carnes
Apesar do cenário de valorização das exportações, o impacto na economia doméstica apontado pelo estudo indica uma possível melhora no poder de compra dos consumidores, que devem sentir uma menor pressão nos preços das carnes nos supermercados nos próximos meses.
Para mais detalhes, acesse a fonte original.