Na noite de segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Presidente Prudente, localizada no estado de São Paulo, realizou uma importante sessão ordinária onde foram aprovados cinco projetos de lei. Este momento reflete o contínuo trabalho legislativo da instituição, que busca atender às demandas da comunidade e promover melhorias para a cidade e seus moradores.
Detalhes da sessão e votações
A sessão foi marcada pela deliberação de diversos requerimentos. Ao todo, 16 requerimentos de providências e informações foram discutidos, além de 38 requerimentos de congratulações e oito moções de aplausos. Vale destacar, também, a apresentação de seis cartões de prata durante o encontro. No total, 51 indicações de melhorias para diversos bairros de Presidente Prudente devem ser encaminhadas como parte do expediente, demonstrando a preocupação dos vereadores com as necessidades da população.
As reuniões são abertas ao público, promovendo a transparência nas ações do legislativo. Além disso, as sessões são transmitidas ao vivo pela internet, permitindo que um número maior de cidadãos acompanhe de perto as atividades da Câmara Municipal.
Projetos aprovados e seus impactos
Os cinco projetos aprovados durante a sessão refletem a valorização da cultura local e a memória de figuras importantes da comunidade. As propostas foram discutidas e aprovadas em única discussão, evidenciando o consenso entre os vereadores. Confira um resumo do que foi aprovado:
Denominação de ruas
O primeiro projeto, de lei nº 00110/19, de autoria do vereador Enio Luiz Tenório Perrone (PSD), altera a Lei 5.001 de 17 de dezembro de 1997 para incluir a atual Rua Dois, localizada no bairro Garden Manacá Residence, que agora será conhecida como Rua “Vereador Walter Ribeiro Barbosa”. Essa mudança busca homenagear o trabalho e a contribuição do vereador para a cidade, e foi aprovada por unanimidade.
Outro projeto relevante é o nº 00111/19, apresentado por Izaque José da Silva (PL), que renomeia a Rua Vinte e Quatro, no Park Residencial Momi, para Rua “Reverendo Anízio Alves Caetano”, também aprovado com consenso entre os parlamentares.
O vereador Demerson Dias (Republicanos) trouxe à discussão o projeto nº 00112/19, que inclui o “Dia Mundial do Motoclube” como uma data comemorativa a ser celebrada anualmente no dia 27 de julho. Essa data é em consonância com o Dia Nacional do Motociclista, instituído pela lei Federal nº 1.5006, que será comemorada pela primeira vez em 2024. A aprovação reflete a valorização da cultura motociclística na cidade.
Mais duas ruas também receberam novas denominações. O projeto nº 00113/19, do vereador William César Leite (PP), altera a Rua Quinze no Residencial Parque dos Ipês para Rua “Luiz Guedes de França”. Já o projeto nº 00114/19, de autoria de Eduardo César da Silva Oliveira (PP), muda a denominação da Rua Nove no Residencial Reserva do Vale para Rua “Jonathan Mayer Araújo Barbosa”. Ambas as propostas foram aprovadas sem contestações durante a votação.
Considerações finais e próximos passos
A aprovação desses projetos demonstra a efetiva atuação dos vereadores de Presidente Prudente em reconhecer e honrar a história e as contribuições de cidadãos que marcaram a comunidade. As mudanças, especialmente as denominações de ruas, são uma forma de manter viva a memória coletiva e oferecer um sentimento de pertencimento à população.
Com a continuidade das reuniões e a participação ativa da sociedade, a Câmara Municipal reforça seu compromisso em trabalhar em prol do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida na cidade. Assim, os próximos encontros prometem trazer mais discussões relevantes e a proposta de novos projetos voltados ao bem-estar e ao progresso de Presidente Prudente.
Para mais atualizações sobre as atividades da Câmara Municipal e os projetos em andamento, os cidadãos podem acompanhar as sessões pela internet e participar ativamente das discussões, fazendo suas demandas e sugestões diretamente aos vereadores.
Para mais detalhes sobre as mais recentes decisões e projetos aprovados, acesse o site do g1 Presidente Prudente.