O Ministério da Agricultura incluiu nesta terça-feira (27) um novo caso suspeito de gripe aviária em uma galinha de comércio na cidade de Anta Gorda, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O município fica a cerca de 185 km de Porto Alegre e 135 km de Montenegro, onde o primeiro foco da doença em uma granja comercial foi confirmado, em 15 de maio.
Monitoramento e investigação de novos casos
Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, amostras do animal suspeito foram enviadas para análise laboratorial. O resultado deve confirmar ou descartar a contaminação pelo vírus.
Atualmente, o estado investiga outros dois casos, em Canoas e Montenegro, que ainda não estão relacionados a granjas comerciais. Segundo nota do governo estadual, todas as suspeitas estão sendo monitoradas com alta sensibilidade, e as coletas continuam enquanto aguardam o aval do Ministério da Agricultura.
Contexto da doença de Newcastle e medidas adotadas
Anta Gorda é também destaque no cenário sanitário do país por ter registrado, em 2024, o único caso de Doença de Newcastle (NDC) no Brasil. Essa ocorrência levou o governo federal a suspender temporariamente a exportação de carne de aves para 44 países. Como medida de contenção, foram instaladas oito barreiras sanitárias na região, além do abate e enterro de 7 mil aves do aviário envolvido.
Perspectivas e ações futuras
O monitoramento do Ministério da Agricultura deve seguir rigoroso, com a expectativa de que os resultados laboratoriais sejam divulgados em breve. A continuidade das ações visa evitar disseminação da gripe aviária e garantir a saúde do plantel nacional, além de preservar o comércio internacional de carne de aves brasileira.