Brasil, 29 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Washington Bandeira recebe medalha de mérito legislativo pela educação no Piauí

Nesta segunda-feira (26), o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo “Professor Marcílio Rangel” em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do estado. Esta honraria é concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à sociedade piauiense na área da Educação e foi proposta pelo deputado estadual Marden Menezes.

Transformação da educação no Piauí

A entrega da medalha é um reconhecimento em um momento crucial para a educação em Piauí. Sob a liderança de Washington Bandeira, o estado se destaca no cenário nacional com os melhores índices de ensino. Atualmente, Piauí é considerado o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil, conforme dados do Ministério da Educação. O estado também se destaca por ser o primeiro a universalizar a Escola de Tempo Integral com Educação Profissional e por incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo da Educação Básica.

Reconhecimento compartilhado

Durante a cerimônia, Washington Bandeira fez questão de dividir a homenagem com a equipe da Secretaria de Educação (Seduc). “Essa medalha representa o esforço de todos que fazem a educação pública do Piauí. São os profissionais da Seduc e das nossas escolas que têm promovido as grandes mudanças que estamos vivendo. Tenho orgulho de liderar esse time”, afirmou ele ao palco, reconhecendo o trabalho dos educadores e funcionários envolvidos.

Bandeira também relembrou sua relação com o professor Marcílio Rangel, patrono da medalha. Ex-aluno do Instituto Dom Barreto, onde Rangel foi diretor, ele compartilhou momentos que influenciaram sua trajetória profissional e pessoal. “Nos anos 1990, criei um cursinho no Dom Barreto com o governador Rafael Fonteles. Dávamos aulas voluntárias aos colegas. O professor Marcílio não só apoiou como incentivou essa iniciativa. Ele foi o educador que marcou minha vida. Me sinto filho dele”, relembrou.

Avanços e inovações na educação

O deputado Marden Menezes, que propôs a medalha, destacou os avanços na rede estadual sob a gestão de Washington Bandeira. “A homenagem é justa e necessária. Estamos diante de um gestor que transformou metas em conquistas. O Piauí tem hoje o maior percentual de matrículas em educação profissional do Brasil. Nossos jovens têm acesso a disciplinas inovadoras, como robótica, inteligência artificial, educação financeira e empreendedorismo”, comentou o deputado durante a cerimônia.

Menezes também mencionou projetos inovadores como as Turmas ITA/IME, que se dedicam a preparar alunos para os vestibulares mais concorridos do país, além do estímulo a intercâmbios educacionais, olimpíadas e feiras científicas. “É uma gestão que estimula a criatividade, premia o desempenho e abre portas para o futuro”, concluiu ele.

A nova era da educação pública

O parlamentar frisou que a liderança de Washington Bandeira representa um novo tempo para a educação pública no Piauí. “Em pouco mais de um ano, ele reposicionou o Piauí no cenário nacional. É um nome que inspira, com resultados concretos e uma visão de futuro que inclui todos”, finalizou Marden Menezes.

Esse reconhecimento é, portanto, não apenas uma homenagem pessoal, mas uma valorização do esforço coletivo que tem transformado a educação no estado do Piauí, apontando para um futuro mais promissor para as novas gerações.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes