O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) realizou, nesta segunda-feira (26), um importante treinamento sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Voltado para supervisores e colaboradores dos diversos setores administrativos da instituição, o encontro teve como intuito oferecer orientações sobre o uso correto desse sistema, que é uma ferramenta essencial na modernização da gestão documental e dos processos administrativos na saúde pública do Piauí.
A importância do SEI na saúde pública
Com a crescente necessidade de modernização na administração pública, a implementação de sistemas eletrônicos se tornou uma prioridade. O SEI foi desenvolvido para simplificar, tornar mais ágil e transparente a tramitação de documentos. Durante o treinamento, a diretora-geral do HILP, Leiva Moura, ressaltou: “O objetivo do treinamento foi capacitar nossos profissionais para o uso do sistema, garantindo que todos saibam como utilizá-lo de forma eficiente”.
Conteúdos abordados no treinamento
O treinamento incluiu diversos temas relacionados à criação, tramitação e assinatura de documentos eletrônicos. Os colaboradores aprenderam também sobre as melhores práticas de organização de processos dentro da plataforma. A diretora comentou sobre a importância do sistema ao afirmar: “A iniciativa visa aumentar a eficiência, a segurança da informação e a sustentabilidade institucional, ao reduzir o uso de papel e agilizar os fluxos internos.”
Transformação digital e compromisso institucional
A ação realizada pelo HILP faz parte de um processo de transformação digital que está em sintonia com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Saúde (SESAPI). Essa mudança não apenas moderniza a relação entre os processos administrativos do hospital como também demonstra o compromisso da instituição com a melhoria contínua da gestão pública. “No HILP, estamos comprometidos em capacitar nossas equipes para garantir uma gestão mais moderna, transparente e eficiente”, finalizou Leiva Moura.
Benefícios para a equipe e para a população
A modernização da gestão documental não traz apenas benefícios diretos para os colaboradores, mas também para a população atendida pelo HILP. Com a agilidade nas tramitações e um sistema mais seguro, espera-se que os resultados dos serviços prestados melhorem significativamente. O uso crescente de tecnologia na saúde pública é uma tendência que visa não apenas aumentar a eficiência administrativa, mas também a qualidade no atendimento ao cidadão.
Além disso, a redução do uso de papel é uma prática que colabora com a preservação ambiental. A adoção de soluções eletrônicas é uma vontade contínua na gestão pública brasileira, e o HILP se posiciona à frente dessas mudanças, colocando-se como um exemplo positivo nesse cenário.
Por meio de ações como essa, o Hospital Infantil Lucídio Portella reforça a ideia de que a transformação digital é um caminho essencial para todos os serviços de saúde do estado, criando um ambiente mais eficiente e organizado, que reflete diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população.
Este treinamento foi uma das muitas etapas que o HILP pretende desenvolver para garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com as melhores práticas de gestão pública, sempre visando a excelência no atendimento e na administração dos recursos e processos da saúde no Piauí.