No último dia 16 de maio, a Águas do Piauí, vencedora da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado, deu início às suas operações em 33 municípios piauienses. Com a meta de garantir acessibilidade e melhorias na infraestrutura hídrica, a empresa busca atender à demanda local de forma eficiente e sustentada, trazendo esperança aos moradores.
A transição e as expectativas
De acordo com Samuel Nascimento, secretário estadual de Administração, a transição dos serviços da Agespisa para a nova companhia deve ser concluída até o final de julho. “A previsão contratual é de que toda a transição da Agespisa à nova companhia [aconteça] no final do mês de julho. Acontece que a companhia nos sinalizou que já tinha condições de assumir o primeiro grupo de municípios”, afirmou Nascimento durante entrevista à TV Clube.
A decisão de antecipar o início das operações foi pautada em análises técnicas e comerciais dos municípios, além da mobilização de pessoal e equipamentos necessários para a execução dos serviços. Enquanto isso, os demais municípios do estado continuarão sendo atendidos até julho pela Agespisa e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saees).
Serviços e metas de abastecimento
Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí, destacou que as metas estipuladas no contrato são ambiciosas, com o objetivo de levar abastecimento de água a 99% das residências até 2033 e esgoto a 90% até 2040. “Nosso objetivo é fazer o quanto antes, e as obras são o meio para essa atividade fim”, comentou.
Nos municípios onde a operação foi antecipada, a concessionária já iniciou uma série de melhorias, como ampliação da capacidade de captação, modernização no tratamento e distribuição da água, troca de bombas, conserto de vazamentos, limpezas e perfuração de novos poços.
Atendimento e suporte à população
Para garantir que a população tenha fácil acesso aos serviços, a nova empresa irá operar sob a regulação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Agrespi). O governo estadual também está investindo na criação de canais para que a população possa fazer reclamações e denúncias, além de estabelecer uma central de atendimento ao consumidor que servirá para atender as demandas dos cidadãos.
Além dos serviços fornecidos 24 horas pelo telefone 0800 223 2000 (cobrança e WhatsApp), a Águas do Piauí disponibiliza um aplicativo de serviços, chamado Águas App, e mantém lojas físicas onde os moradores podem encontrar suporte direto. A empresa planeja instalar seis bases operacionais em Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina, junto com nove sub-bases, para otimizar a logística e atendimento às comunidades.
O impacto da nova concessão
A concessão dos serviços de água e esgoto foi adquirida pela Aegea em um leilão realizado em outubro de 2024, que envolveu um investimento de R$ 1 bilhão. O contrato tem duração de 35 anos, ou seja, irá até 2059. Essa transição é vista pelo governo do estado como um passo fundamental para garantir a expansão das redes de água tratada e esgoto, assim como a redução do despejo de resíduos nos corpos d’água, beneficiando ecossistemas locais.
Atualmente, a maioria dos atendimentos realizados no Piauí é feita pela Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que inclui Agespisa e Saaes. A mudança para Águas do Piauí representa não apenas uma nova gestão, mas uma esperança renovada para a melhoria contínua dos serviços essenciais de abastecimento e saneamento básico.
Lista das cidades atendidas
Abaixo, a lista das 33 cidades que já estão sob a responsabilidade da Águas do Piauí:
- Bocaina
- Bonfim do Piauí
- Dom Expedito Lopes
- Paquetá
- Paulistana
- Picos
- São Braz do Piauí
- São Julião do Piauí
- São Lourenço do Piauí
- São Raimundo Nonato
- Água Branca
- Altos
- Amarante
- Barras
- Batalha
- Brasileira
- Buriti dos Lopes
- Castelo do Piauí
- Cocal
- Demerval Lobão
- Ilha Grande
- José de Freitas
- Luís Correia
- Luzilândia
- Parnaíba
- Pedro II
- São Pedro do Piauí
- União
- Cerrado
- Bom Jesus
- Cristalândia do Piauí
- Floriano
- Riacho Frio
- Uruçuí
Com a implementação dessas mudanças, a expectativa é que a população experimente uma melhoria significativa na qualidade do abastecimento de água e serviços de esgoto, refletindo diretamente no bem-estar e saúde pública dos piauienses.