Brasil, 29 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Águas do Piauí inicia operações de abastecimento em 33 cidades

A empresa assumiu os serviços de água e esgoto antecipadamente, com previsão de transição completa até julho.

No último dia 16 de maio, a Águas do Piauí, vencedora da concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado, deu início às suas operações em 33 municípios piauienses. Com a meta de garantir acessibilidade e melhorias na infraestrutura hídrica, a empresa busca atender à demanda local de forma eficiente e sustentada, trazendo esperança aos moradores.

A transição e as expectativas

De acordo com Samuel Nascimento, secretário estadual de Administração, a transição dos serviços da Agespisa para a nova companhia deve ser concluída até o final de julho. “A previsão contratual é de que toda a transição da Agespisa à nova companhia [aconteça] no final do mês de julho. Acontece que a companhia nos sinalizou que já tinha condições de assumir o primeiro grupo de municípios”, afirmou Nascimento durante entrevista à TV Clube.

A decisão de antecipar o início das operações foi pautada em análises técnicas e comerciais dos municípios, além da mobilização de pessoal e equipamentos necessários para a execução dos serviços. Enquanto isso, os demais municípios do estado continuarão sendo atendidos até julho pela Agespisa e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saees).

Serviços e metas de abastecimento

Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí, destacou que as metas estipuladas no contrato são ambiciosas, com o objetivo de levar abastecimento de água a 99% das residências até 2033 e esgoto a 90% até 2040. “Nosso objetivo é fazer o quanto antes, e as obras são o meio para essa atividade fim”, comentou.

Nos municípios onde a operação foi antecipada, a concessionária já iniciou uma série de melhorias, como ampliação da capacidade de captação, modernização no tratamento e distribuição da água, troca de bombas, conserto de vazamentos, limpezas e perfuração de novos poços.

Atendimento e suporte à população

Para garantir que a população tenha fácil acesso aos serviços, a nova empresa irá operar sob a regulação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Agrespi). O governo estadual também está investindo na criação de canais para que a população possa fazer reclamações e denúncias, além de estabelecer uma central de atendimento ao consumidor que servirá para atender as demandas dos cidadãos.

Além dos serviços fornecidos 24 horas pelo telefone 0800 223 2000 (cobrança e WhatsApp), a Águas do Piauí disponibiliza um aplicativo de serviços, chamado Águas App, e mantém lojas físicas onde os moradores podem encontrar suporte direto. A empresa planeja instalar seis bases operacionais em Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina, junto com nove sub-bases, para otimizar a logística e atendimento às comunidades.

O impacto da nova concessão

A concessão dos serviços de água e esgoto foi adquirida pela Aegea em um leilão realizado em outubro de 2024, que envolveu um investimento de R$ 1 bilhão. O contrato tem duração de 35 anos, ou seja, irá até 2059. Essa transição é vista pelo governo do estado como um passo fundamental para garantir a expansão das redes de água tratada e esgoto, assim como a redução do despejo de resíduos nos corpos d’água, beneficiando ecossistemas locais.

Atualmente, a maioria dos atendimentos realizados no Piauí é feita pela Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que inclui Agespisa e Saaes. A mudança para Águas do Piauí representa não apenas uma nova gestão, mas uma esperança renovada para a melhoria contínua dos serviços essenciais de abastecimento e saneamento básico.

Lista das cidades atendidas

Abaixo, a lista das 33 cidades que já estão sob a responsabilidade da Águas do Piauí:

  • Bocaina
  • Bonfim do Piauí
  • Dom Expedito Lopes
  • Paquetá
  • Paulistana
  • Picos
  • São Braz do Piauí
  • São Julião do Piauí
  • São Lourenço do Piauí
  • São Raimundo Nonato
  • Água Branca
  • Altos
  • Amarante
  • Barras
  • Batalha
  • Brasileira
  • Buriti dos Lopes
  • Castelo do Piauí
  • Cocal
  • Demerval Lobão
  • Ilha Grande
  • José de Freitas
  • Luís Correia
  • Luzilândia
  • Parnaíba
  • Pedro II
  • São Pedro do Piauí
  • União
  • Cerrado
  • Bom Jesus
  • Cristalândia do Piauí
  • Floriano
  • Riacho Frio
  • Uruçuí

Com a implementação dessas mudanças, a expectativa é que a população experimente uma melhoria significativa na qualidade do abastecimento de água e serviços de esgoto, refletindo diretamente no bem-estar e saúde pública dos piauienses.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes