A Volkswagen revelou nesta domingo (25) os preços, versões e ficha técnica do novo Tera, seu SUV mais acessível, que chega às concessionárias em julho com valores entre R$ 99.990 e R$ 142.290. O modelo promete competir no segmento mais acirrado do mercado, dominado por Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Principais novidades e versões do Volkswagen Tera
O Tera é construído sobre a plataforma do Polo e Nivus, oferecendo um SUV compacto, mais longo que seus concorrentes. A linha conta com cinco versões: MPI, TSI, Comfort, High e High com pacote Outfit The Town Edition, cada uma voltada a diferentes perfis de consumidores.
Motorização e desempenho
O modelo vem equipado com os mesmos motores do Polo: o 1.0 MPI aspirado com 84 cv e o 1.0 turbo TSI de 116 cv. A configuração de entrada, MPI, possui câmbio manual de cinco marchas, enquanto as versões mais completas contam com transmissão automática e renovados recursos tecnológicos.
O TSI, por sua vez, entrega 116 cv de potência, oferecendo uma condução mais eficiente, com opções de rodas de liga-leve de 16 polegadas na versão Comfort. A versão topo de linha High agrega rodas de 17 polegadas, além de diversos itens de conforto, como painel digital de 10,25 polegadas e câmera de ré.
Configurações e pacotes tecnológicos
Versão de entrada MPI
Por R$ 99.990, essa configuração possui acabamento mais simples, motor aspirado, câmbio manual e itens de segurança, como seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, faróis de LED, painel digital de oito polegadas e central multimídia Volks Play.
Versão TSI
Por R$ 116.990, o modelo ganha motor turbo, rodas de 16 polegadas e itens interiores aprimorados, como volante multifuncional e painel com aplique de tecido. Há ainda a opção do pacote VW Play Connect, de R$ 1.590, com conexão à internet.
Versão Comfort e High
Na intermediária por R$ 126.990, o Tera apresenta transmissão automática com borboletas, rodas diamantadas de 16 polegadas, central multimídia com conexão à internet e interior com acabamento mais refinado. Já na versão High, por R$ 139.990, há itens premium como carregador de celular por indução, banco revestido em couro sintético degradê e teto solar opcional.
High com pacote Outfit The Town Edition
Por R$ 142.290, essa versão conta com rodas escurecidas de 17 polegadas, bancos com acabamento especial em couro sintético degradê, interior mais sofisticado e detalhes exclusivos. O pacote ADAS de assistência à condução, como frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa, também está disponível nesta versão por R$ 2.829.
Design, novidades tecnológicas e o mercado
O VW Tera aposta em um visual moderno com central multimídia flutuante, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e interior que combina funcionalidade e estilo. Oferece ainda novas cores: azul ártico, prata lunar e vermelho hypernova.
Segundo Ciro Possobom, presidente da Volkswagen no Brasil, o Tera pretende aproveitar o momento positivo da marca no país, que desde maio de 2023 lidera o mercado local. “Nosso objetivo é repetir o sucesso do Gol, Polo e Fusca com o novo SUV de entrada”, afirmou.
O segmento de SUVs é atualmente o mais relevante no Brasil, representando mais de 53% do mercado nacional até abril, com potencial de crescimento para 30% de participação em 2023, segundo dados da Fenabrave.
Com forte presença de tecnologia e bom custo-benefício, o Volkswagen Tera promete reforçar a competitividade da marca alemã na faixa de entrada do mercado de SUVs, que é o mais disputado e de maior volume de vendas.
Para conferir o vídeo completo do lançamento e detalhes adicionais, acesse a reportagem completa no G1.