A companhia ferroviária South Western Railway, que opera no sudoeste da Inglaterra, passou a integrar o controle público neste domingo, marcando o início do processo de reestatização do sistema ferroviário britânico. Essa medida faz parte da campanha do governo trabalhista, que promete reformular o setor até o final de 2027.
Retorno ao controle público das ferrovias britânicas
Segundo o governo, todas as operadoras ferroviárias do Reino Unido devem ser renacionalizadas até o fim de 2027, quando as concessões atuais se encerram. A iniciativa foi anunciada logo após a vitória dos trabalhistas nas eleições de julho de 2024, que marcaram o fim de 14 anos de administração conservadora.
O primeiro-ministro Keir Starmer afirmou em suas redes sociais que \”a South Western Railway agora pertence ao setor público. E isso é apenas o começo\”. Ele destacou ainda que a mudança proporcionará serviços melhores, passagens mais acessíveis e trens mais confortáveis.
Contexto da privatização e desafios enfrentados
A privatização do setor ferroviário britânico ocorreu em meados da década de 1990, durante o governo do conservador John Major, seguindo a política liberal herdada de Margaret Thatcher na década anterior. Apesar das promessas de melhorias no serviço, a medida foi impopular na época, recebendo críticas de sindicatos, oposição e da população em geral.
Inicialmente, o número de passageiros cresceu junto com os investimentos. No entanto, incidentes como um descarrilamento por microfissuras nos trilhos, que causou quatro mortes em 2000, provocaram forte repercussão. Posteriormente, cancelamentos, atrasos e tarifas elevadas alimentaram o descontentamento, culminando na alta taxa de cancelamentos de 4% das viagens atualmente, segundo dados oficiais.
Avanços na reintegração do setor ferroviário
A rede ferroviária Network Rail já está sob controle público. Em novembro, a maioria trabalhista aprovou uma lei que prevê a nacionalização das operadoras privadas ao final de suas concessões, ou até antes, em casos de má gestão. Todas serão reunidas em uma nova entidade denominada \”Great British Railways\”, visando consolidar o setor.
O governo justifica a medida ao afirmar que a antecipação visa evitar indenizações às atuais concessionárias, além de promover maior eficiência e controle público da infraestrutura ferroviária.
Reações e perspectivas futuras
Os sindicatos do setor comemoraram a recuperação das ferrovias pelo Estado, vendo na iniciativa uma vitória dos interesses públicos. A expectativa é que essa reestruturação possa melhorar a qualidade do serviço, reduzir custos e proporcionar maior transparência na gestão ferroviária do Reino Unido.
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