Brasil, 25 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Operação da polícia penal resultou na recaptura de foragidos

No último final de semana, uma operação da polícia penal resultou na recaptura de cinco foragidos da justiça em ações realizadas nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, na região norte do estado do Rio de Janeiro. Dentre os detentos recapturados, destaca-se Lucas da Silva Lemos de Oliveira, conhecido como “Monge”, que possui um extenso histórico criminal e é considerado de alta periculosidade.

A recaptura de Lucas “Monge”

Lucas, de 26 anos, foi recapturado no bairro Ajuda de Cima, em Macaé. O criminoso havia recebido o benefício da Visita Periódica ao Lar (VPL) em 2 de maio deste ano, também conhecida como “saidinha temporária”. Contudo, ele não retornou ao Instituto Penal Vicente Piragibe no prazo estipulado, sendo considerado evadido desde o dia 18 do mesmo mês. A polícia confirmou que Lucas possui um histórico de crimes relacionados a roubo e tráfico de drogas, o que elevou seu nível de periculosidade em relação a outros detentos.

O contexto da operação

A operação que resultou na recaptura de Lucas e outros foragidos faz parte de um esforço contínuo da polícia penal e das autoridades para combater a impunidade e manter a segurança pública na região. Os policiais têm intensificado as ações para localizar detentos que não retornaram após as saídas temporárias e aqueles que se encontram com mandados de prisão em aberto.

A concentração de esforços em Campos e Macaé se justifica pela incidência de crimes violentos nestas áreas, além do histórico de fuga de detentos. O objetivo da operação é não apenas recapturar foragidos, mas também mandar um recado claro de que as autoridades estão atentas e agindo para garantir a segurança da população.

As consequências das saídas temporárias

As saídas temporárias, como a VPL, são um benefício concedido a muitos detentos que mostram bom comportamento durante o cumprimento da pena. No entanto, a não devolutiva dos presos, como no caso de Lucas “Monge”, levanta questões sobre a eficácia desse tipo de medida. O cômputo dessas saídas tem sido amplamente debatido por especialistas em segurança pública, que questionam a fragilidade do sistema penitenciário que permite que crimes sejam cometidos por indivíduos que deveriam estar sob vigilância.

Próximos passos das autoridades

Após a recaptura, Lucas da Silva Lemos de Oliveira enfrentará um novo processo judicial, uma vez que seu mandado de prisão foi expedido pela Vara de Execuções Penais. As autoridades também estão avaliando as circunstâncias que possibilitaram sua evasão para aprimorar os protocolos de segurança em relação às saídas temporárias.

Enquanto isso, a população de Campos e Macaé aguarda ansiosamente por medidas que possam, efetivamente, garantir a segurança nas comunidades, colaborando com as forças policiais para a denúncia de foragidos. O Disque Denúncia, principal canal de comunicação entre a sociedade e as autoridades, permanece ativo, incentivando a colaboração da população para a segurança pública.

A operação traz à tona a importância do envolvimento comunitário e da vigilância constante por parte das autoridades, garantindo que a sociedade esteja protegida e que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. A expectativa é que com ações como essa, o cenário da segurança pública nas regiões afetadas possa se reverter, trazendo um futuro mais seguro para todos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes