A revolução no ensino de inglês nas escolas públicas do Piauí não acontece mais apenas na sala de aula — agora, também ocorre na palma da mão. Com o apoio da plataforma digital English Central, mais de 52 mil estudantes da rede estadual estão vivendo uma nova experiência de aprendizado da língua inglesa.
Plataforma interativa e adaptativa
Interativa, adaptativa e com recursos de inteligência artificial, a ferramenta vem transformando a forma como os jovens se preparam para o vestibular, para o mundo do trabalho e até para experiências internacionais, como intercâmbios. A proposta é simples, mas poderosa: usar vídeos autênticos, reconhecimento de voz e trilhas personalizadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Os resultados já começam a aparecer.
A fluência começa na prática
Estudante da 3ª série do Ensino Médio e medalhista de ouro na Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), Werisson Brito, de 17 anos, é um exemplo de como a plataforma está fazendo a diferença. No laboratório de informática da escola onde estuda, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dirceu Mendes Arcoverde, ou mesmo pelo celular, Werisson aproveita cada recurso disponível. “Além dos exercícios de conversação, que melhoram muito a pronúncia e a fluência, a plataforma tem quizzes com interpretação de texto. Isso ajuda bastante na preparação para os vestibulares”, conta ele. “E à medida que a gente responde, a IA avalia o desempenho. É como se fosse um professor particular que está sempre ali”, completa.
Inglês para o mundo
A English Central não serve apenas ao currículo tradicional. A plataforma também vem sendo utilizada como apoio para desafios, clubes de conversação e eventos temáticos. No Seduckathon, hackathon promovido pela Seduc desde 2024, a fluência em inglês é uma das habilidades exigidas nas etapas finais. Para a edição deste ano, o domínio da língua estrangeira é requisito essencial. A ferramenta foi utilizada pelos quase 9 mil inscritos na preparação para a primeira fase do torneio, que envolveu uma prova objetiva focada em conhecimentos de Tecnologia e Inglês. A plataforma também auxiliará os 110 estudantes, das 22 equipes vencedoras, durante os meses que antecedem o intercâmbio, assim como ocorreu no ano passado.
Preparação intensiva e inclusiva
Em 2024, estudantes e professores selecionados para intercâmbios internacionais também contaram com o apoio da plataforma. Durante os quatro meses que antecederam as viagens, participaram de um curso intensivo promovido pela Seduc, com foco no uso prático da língua inglesa, garantindo que todos pudessem se comunicar com segurança e clareza no exterior.
Formação para quem ensina
O projeto também contempla os professores de inglês da rede estadual, que estão sendo capacitados a utilizar a plataforma de forma pedagógica. Atualmente, 72 docentes participam de uma formação continuada com foco no uso das trilhas personalizadas e estratégias de gamificação. Desde o início de 2024, mais de 600 professores já foram qualificados.
“Queremos que o inglês deixe de ser uma barreira para se tornar uma ponte. Porque falar inglês, hoje, é muito mais que uma habilidade escolar. É uma chave que abre portas para universidades, para o mercado de trabalho, para o mundo. E, agora, essa chave está ao alcance de milhares de jovens piauienses”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Com essa iniciativa, o Piauí não só está investindo na formação de seus jovens, mas também buscando melhorar a inclusão e o acesso a oportunidades que antes pareciam distantes. A integração da tecnologia no ensino de idiomas representa não só um avanço educacional, mas também uma transformação na forma como os estudantes veem o seu futuro.