Brasil, 25 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mais de 5 mil pessoas participam da corrida contra o feminicídio em Teresina

Evento promove conscientização e solidariedade no combate à violência de gênero.

No último domingo (25), o Parque Potycabana, em Teresina, foi palco da 4ª edição da Corrida Contra o Feminicídio, reunindo mais de 5 mil pessoas em uma manifestação de solidariedade e conscientização. Organizada pela Secretaria das Mulheres (Sempi), a corrida visa difundir a importância de combater a violência contra as mulheres e construir uma cultura de respeito e igualdade.

Fomento ao empreendedorismo feminino

Além da competição, o evento contou com a Feira de Microempreendedoras, um espaço criado para que mulheres pudessem expor e comercializar seus produtos e serviços. Entre os itens oferecidos estavam alimentos e artesanato, evidenciando o empreendedorismo feminino como uma ferramenta vital para autonomia e geração de renda. “É muito mais do que vender, é um espaço de aprendizado e empoderamento,” compartilhou Nelma Silva, uma das microempreendedoras presentes.

Foco no bem-estar

A corrida teve também sua parte dedicada ao bem-estar, com a oferta de massagens relaxantes realizadas por estudantes do curso de educação física da faculdade Santo Agostinho. Mauro Fernandes, um dos coordenadores da atividade, destacou a importância dessas ações: “Queríamos contribuir para que as pessoas tivessem um momento de relaxamento em meio à agitação do evento.”

Compromisso com os direitos das mulheres

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, celebrou a grande participação e reafirmou o compromisso do governo. “Nossa gestão continuará trabalhando para garantir políticas públicas que protejam as mulheres e punam os agressores. Hoje, mostramos que juntos somos mais fortes e podemos transformar nossa sociedade”.

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, também esteve presente e ressaltou a importância da mobilização: “Muitas mulheres, homens, jovens e crianças participaram, dando um recado muito importante: a mulher tem que ser respeitada. Que sejam garantidos todos os direitos e que todas as mulheres sejam tratadas com muito respeito. Não à violência, sim ao respeito”.

Uma manifestação de força

Maura Ilisane Mendes, ativista pelos direitos das mulheres, ressaltou a relevância da corrida. “Este evento é mais do que uma corrida, é uma manifestação de força e união para dizer que não toleramos mais nenhuma mulher vítima de violência ou feminicídio. Cada passo aqui é um grito por justiça”.

O papel dos homens na luta

O ator e influenciador Artur Aguiar, que também participou do evento, reforçou a necessidade da participação masculina no combate à violência de gênero. “Nós, homens, precisamos assumir nosso papel na luta contra o feminicídio. Isso passa por desconstruir comportamentos machistas e promover o respeito em todos os espaços”.

A empresária Nelma Silva enfatizou o impacto coletivo da corrida: “Ver tantas pessoas reunidas por uma causa tão importante nos dá esperança de que podemos mudar a realidade e construir um futuro mais seguro para as mulheres”.

Histórias de comprometimento

Para Lia Raquel, que correu com sua família pela primeira vez, o evento foi um chamado à ação: “Correr ao lado de pessoas tão engajadas me fez perceber que a mudança começa em pequenas atitudes no dia a dia. É um chamado para todos agirem contra essa violência”.

A gestante Igiane Oliveira, grávida de quase nove meses, também estava presente e relatou: “Mesmo grávida, vim correr e fortalecer esta luta que é de todas nós. Espero trazer meu filho na próxima corrida para que ele aprenda desde cedo a importância de respeitar as mulheres”.

Para Cristiane Sousa, corredora amadora, a corrida ainda tem um caráter educativo: “Correr ao lado de pessoas tão engajadas me faz perceber que a mudança começa em pequenas atitudes no dia a dia. É um chamado para todos agirem contra essa violência”.

Corrida contra o feminicídio: um marco importante

A Corrida Contra o Feminicídio é realizada em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que se comemora em 27 de maio, de acordo com a Lei nº 7.120/2018. Esta data simboliza a luta pelo fim da violência de gênero no Piauí. Além da edição em Teresina, outras cidades que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres também promoverão suas próprias corridas como parte da mobilização e conscientização local.

Álbum de fotos relacionado

Corrida Contra o Feminicídio 2025

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes