O futebol brasileiro tem se destacado de forma impressionante na história da Libertadores, com clubes nacionais ocupando os altos posto da competição. Desde 2019, apenas equipes brasileiras levantaram o cobiçado troféu da principal competição de clubes da América do Sul. Ao todo, das seis finais mais recentes, quatro foram disputadas entre times brasileiros, evidenciando a força do futebol do país. A última vez que um time não brasileiro conquistou a taça foi em 2018, quando o River Plate superou o Boca Juniors em uma final histórica. Nesse contexto, o Portal iG elencou os últimos cinco clubes não brasileiros que conseguiram triufar na Libertadores. Vamos relembrar essas conquistas?
Estudiantes (2009)

Estudiantes foi campeão da Libertadores de 2009
O Estudiantes de La Plata, da Argentina, conquistou seu quarto título da Copa Libertadores em 2009, encerrando um jejum de 39 anos desde a sua última vitória. Sob a liderança de Juan Sebastián Verón e com gols de Mauro Boselli, a equipe superou diversas adversidades, terminando a fase de grupos em segundo lugar e avançando com garra nos mata-matas. O time iniciou a final empatando com o Cruzeiro na Argentina e selou a vitória com um 2 a 1 no Mineirão.
Resumo da campanha
Jogos: 14
Vitórias: 8
Empates: 4
Derrotas: 2
Gols marcados: 23
Gols sofridos: 9
Saldo de gols: 14
Aproveitamento: 66%
Técnico: Alejandro Sabella
Artilheiro: Mauro Boselli (8 gols)
San Lorenzo (2014)

San Lorenzo foi campeão da Libertadores de 2014
O San Lorenzo conquistou sua primeira Copa Libertadores em 2014, após longos anos de espera, sendo o único dos “cinco grandes” argentos a ainda não ter vencido o torneio até então. Durante a competição, o time treinado por Edgardo Bauza teve uma campanha irregular na fase de grupos, mas se destacou nos jogos eliminatórios, incluindo uma vitória por 1 a 0 sobre o Nacional no jogo decisivo.
Resumo da campanha
Jogos: 14
Vitórias: 6
Empates: 4
Derrotas: 4
Gols marcados: 16
Gols sofridos: 9
Saldo de gols: 7
Aproveitamento: 52%
Técnico: Edgardo Bauza
Artilheiros: Ignacio Piatti e Mauro Matos (3 gols cada)
River Plate (2015)

River Plate foi campeão da Libertadores de 2015
Em 2015, o River Plate retornou ao topo da América ao conquistar sua terceira Libertadores, após esperar 19 anos desde a última vitória. O técnico Marcelo Gallardo liderou uma equipe capaz de superar uma fase de grupos complicada e triunfou contra o Tigres, do México, na final.
Resumo da campanha
Jogos: 14
Vitórias: 5
Empates: 7
Derrotas: 2
Gols marcados: 18
Gols sofridos: 9
Saldo de gols: 9
Aproveitamento: 52%
Técnico: Marcelo Gallardo
Artilheiro: Lucas Alario (4 gols)
Atlético Nacional (2016)

Atlético Nacional foi campeão da Libertadores de 2016
O Atlético Nacional se tornou o único clube colombiano a vencer a Libertadores em 2016, reforçando sua força com uma campanha destacada, sendo a melhor defesa do torneio. O time, sob a orientação de Reinaldo Rueda, mostrou sua capacidade em todos os jogos, culminando com a conquista diante do Independiente del Valle.
Resumo da campanha
Jogos: 14
Vitórias: 10
Empates: 3
Derrotas: 1
Gols marcados: 25
Gols sofridos: 6
Saldo de gols: 19
Aproveitamento: 78%
Técnico: Reinaldo Rueda
Artilheiro: Miguel Borja (5 gols)
River Plate (2018)

River Plate foi campeão da Libertadores de 2018
O River Plate alcançou seu quarto título em 2018, na final mais emblemática contra o Boca Juniors. A partida, marcada por incidentes de violência, teve seu jogo de volta realizado no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O River deu a volta por cima, empatando a partida no tempo regular e vencendo na prorrogação.
Resumo da campanha
Jogos: 14
Vitórias: 6
Empates: 7
Derrotas: 1
Gols marcados: 19
Gols sofridos: 9
Saldo de gols: 10
Aproveitamento: 59%
Técnico: Marcelo Gallardo
Artilheiro: Lucas Pratto (5 gols)
Em resumo, o futebol sul-americano foi palco de grandes conquistas não brasileiras na última década, mas o domínio do futebol brasileiro na Libertadores atualmente é inegável. Para acompanhar mais novidades e histórias do mundo esportivo, acesse nossa página e fique por dentro das principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.