A prática educativa em Buriti dos Lopes se destacou recentemente com a visita de 27 alunos da 1ª série do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Luzia Seixas de Oliveira Aquino à Usina Eólica localizada na Praia Pedra do Sal, em Luís Correia. Essa atividade faz parte do projeto “Ecossistema Sustentável” e integrou o curso técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo.
Uma aula prática sobre energia renovável
O gestor do Ceti, Genival Silva, enfatizou que o objetivo dessa visita era conectar os conteúdos pedagógicos com as perspectivas profissionais dos alunos. Ao proporcionar uma experiência prática sobre energia renovável, sustentabilidade e ética profissional, a visita não só ampliou a compreensão teórica dos alunos, mas também despertou seu interesse pelas temáticas relacionadas ao empreendedorismo e ao meio ambiente.
“A ideia foi justamente focar no projeto de vida dos estudantes, fazendo com que eles pensem sobre suas perspectivas futuras no empreendedorismo, inclusive considerando áreas como as energias sustentáveis. Aproveitamos o conteúdo de duas disciplinas e organizamos essa visita para reforçar, na prática, o entendimento deles sobre o tema”, explicou Silva.
Aprendizados e descobertas durante a visita
Ao longo da visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o funcionamento dos aerogeradores e entender o processo de transformação da força dos ventos em energia elétrica. Além disso, os estudantes puderam observar as iniciativas de preservação ambiental promovidas na usina, o que complementou ainda mais a experiência educativa.
Enzo Lenó, um dos alunos participantes, expressou sua satisfação com o aprendizado obtido. “Descobrimos como a usina tem parcerias com órgãos ambientais e se preocupa não só com a geração de energia renovável, mas também com a preservação do meio ambiente, como a proteção das tartarugas. Aprendemos que há de 20 a 30 aerogeradores em Parnaíba e que a energia é distribuída para várias cidades litorâneas”, destacou o estudante.
Antônia Lorrane Medeiros também compartilhou sua perspectiva sobre a visita. “Esse passeio foi muito importante. Aprendemos sobre a energia eólica, que é renovável e não polui o meio ambiente. O pessoal da usina foi super atencioso, explicaram como as torres são feitas e falaram sobre a atuação dos órgãos ambientais na preservação. Foi um aprendizado que vamos levar para a vida toda”, explicou.
A importância da educação integral
Washington Bandeira, secretário da Educação, enfatizou que essa visita é um exemplo de como o modelo de educação em tempo integral, aliado à educação profissional, pode ampliar as oportunidades pedagógicas. Ele ressaltou que essas experiências práticas são essenciais para complementar o aprendizado teórico e preparar os alunos para o mundo do trabalho nas mais diversas áreas.
“O ensino em tempo integral atrelado à educação profissional permite que as escolas explorem melhor os recursos pedagógicos, promovendo atividades que estimulam o protagonismo estudantil”, afirmou o secretário, reforçando que esse tipo de abordagem educacional é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes.
Um futuro promissor pela frente
Visitas como essa não apenas enriquecem o conhecimento dos alunos, mas também os encorajam a considerar carreiras em áreas emergentes como a energia renovável. À medida que o mundo busca alternativas sustentáveis, a educação desempenha um papel crucial na formação de profissionais capazes de contribuir para um futuro mais verde e consciente.
Com iniciativas como essa, a comunidade educacional de Buriti dos Lopes se destaca na preparação de jovens que não apenas entendem a importância da sustentabilidade, mas também estão prontos para fazer a diferença em suas carreiras futuras. A integração entre teoria e prática, como demonstrado nessa visita à usina eólica, certamente resultará em um legado positivo nos campos do empreendedorismo e da preservação ambiental.
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