Brasil, 24 de maio de 2025
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Design brasileiro conquista espaço nos EUA com expansão no mercado moveleiro

Empresas brasileiras de móveis estão ampliando sua presença nos Estados Unidos, impulsionadas por feiras e inovação no design.

A fabricante catarinense Bell’Arte levará suas poltronas Indy e Wave, vencedora do IF Design 2023, ao mercado de Dallas, Texas, em junho. As peças, junto com linhas de dormitório, estar e estofados, serão expostas em um showroom multimarcas na cidade.

Participação em feiras e expansão nos EUA

A entrada no mercado americano ocorreu após a participação na feira ICFF, em Nova York, promovida pelo projeto Brazilian Furniture, da Abimóvel e da Apex Brasil. Segundo Thayse Freiberger, diretora do Grupo Bell’Arte, “a feira de Nova York nos permite dialogar com designers e arquitetos contemporâneos, além de ampliar nossa rede de contatos”.

No ano passado, o evento gerou mais de dois mil contatos comerciais e negócios avaliado em US$ 76,1 milhões (R$ 430 milhões), com um índice de novas conexões superior a 90%.

Exportações brasileiras de móveis para os EUA

Os Estados Unidos são o principal destino dos produtos moveleiros brasileiros, representando 27,8% do total exportado no primeiro trimestre de 2025, com uma soma de US$ 48,2 milhões (R$ 272,77 milhões). No acumulado de 2024, as exportações brasileiras de móveis e colchões atingiram US$ 763,02 milhões (R$ 4,3 bilhões), crescendo 3,8% em relação ao ano anterior.

Entre os itens mais exportados estão móveis residenciais de madeira, especialmente planejados e modulados para cozinhas e dormitórios. Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel, ressalta que o setor tem se destacado pela sofisticação, inovação em design e processos sustentáveis.

Perspectivas de crescimento e desafios tarifários

De 2013 a 2024, as exportações brasileiras para os EUA cresceram mais de 104%, ultrapassando US$ 1,6 bilhão (R$ 9 bilhões). Apesar do potencial, a estimativa da Abimóvel era de um aumento de até 47,9% em cinco anos, antes do conflito tarifário com o governo americano, que trouxe certa desaceleração.

Mesmo assim, empresas como a Ornare estão ampliando suas operações nos EUA, com novos showrooms em Palm Beach, Boston e Washington, reforçando a presença no mercado. Desde 2003, a marca atua nos EUA, começando em Miami por convite de Craig Robins, hoje realizando projetos para imóveis comerciais e residenciais de alto padrão.

Inovação e identidade no design brasileiro

Cândida Cervieri destaca que o Brasil vem consolidando uma imagem de fornecedor de soluções de design com identidade, sustentabilidade e qualidade, incrementando seu grau de sofisticação e valor agregado. “Investimos cada vez mais em produtos com design original, acabamentos diferenciados e processos produtivos certificados”, afirma.

Futuro da exportação moveleira para os EUA

Segundo a Abimóvel, a continuidade do crescimento depende de fatores como a diversificação de mercado e a superação das incertezas tarifárias. Apesar das dificuldades, o setor é otimista e aposta na consolidação da imagem positiva da indústria brasileira no mercado externo.

Mais detalhes podem ser conferidos em esta matéria.

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