Brasil, 24 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Acadepol do Piauí e a evolução do treinamento policial com inteligência artificial

A Acadepol do Piauí se destaca em capacitar policiais com treinamentos em tecnologia e inteligência para combater a criminalidade.

Em tempos de inteligência artificial, a atividade policial exige constante atualização para fazer frente aos desafios impostos pela criminalidade. Nesse cenário, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Piauí se consolida como uma referência para a polícia judiciária e outras forças de segurança pública. Com foco em cursos de aperfeiçoamento que integram novas tecnologias e áreas de inteligência, a Acadepol oferece treinamento especializado para delegados, agentes, escrivães, peritos e outros profissionais que atuam no combate ao crime.

Capacitação em Inteligência Artificial

Os treinamentos para uso de Inteligência Artificial (IA) têm se tornado uma prática regular na Acadepol. Novos sistemas são constantemente implementados nas rotinas das unidades policiais e nas atividades investigativas. Segundo a diretora da Acadepol, delegada Anamelka Albuquerque, “todas as IAs que surgem, a gente procura formalizar cursos para que o treinamento policial garanta uma maior eficiência e que eles alcancem um resultado mais célere”. Essa abordagem tem ajudado a equipar os policiais com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos da criminalidade.

Formação continuada para os profissionais de segurança

A atuação da Acadepol não se limita à formação de novos policiais. A complexidade da atividade requer múltiplas habilidades e um treinamento contínuo que assegure a eficiência, a preservação da segurança e da vida. Assim, a academia também atua como um ponto de nivelamento de conhecimentos entre as polícias, oferecendo uma base sólida para todos os operadores das forças de segurança.

Dentre os cursos oferecidos, destacam-se a utilização de drones, práticas de armamento e tiro, técnicas de atendimento a locais de crime, preservação da cadeia de custódia e instrução sobre manejo com cães policiais. “Todos os cursos estão relacionados com a atuação policial. Como ela está acontecendo dentro das operações de forma muito integrada, a abertura de vagas se dá geralmente para todos. É aberto para que todos das forças de segurança possam participar”, complementa a delegada Anamelka.

Abordagem à violência contra grupos específicos

Além das habilidades técnicas, a Acadepol também foca em protocolos de atendimento a grupos vulneráveis, como idosos e mulheres em situação de violência. Esses temas são fundamentais para a formação dos policiais, obedecendo à matriz curricular da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). “Com essas formações continuadas, eles se atualizam em termos legislativos, tecnológicos e também na modelagem de atuação, que cada vez mais exige integração entre as forças de segurança”, finaliza a delegada Anamelka.

Desafios e comprometimento da polícia

A implementação de treinamentos na Acadepol representa um avanço significativo no combate à criminalidade, tornando a força policial do Piauí mais preparada para lidar com as dinâmicas sociais contemporâneas. A inteligência artificial, aliada a uma formação sólida e contínua, proporciona aos policiais as ferramentas necessárias para atuarem com mais eficácia e segurança.

A Acadepol se destaca, portanto, como uma importante entidade no fortalecimento das capacidades policiais, promovendo não somente a formação técnica, mas também uma cultura de respeito e proteção aos direitos humanos, especialmente em temas sensíveis como a violência contra idosos e as mulheres.

Com o compromisso em adaptar-se às novas tecnologias e metodologias, a Academia de Polícia Civil do Piauí lidera uma mudança significativa na abordagem do policiamento, essencial para um futuro mais seguro e igualitário para todos os cidadãos.

Para mais informações, acesse o site da Acadepol.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes