Brasil, 24 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Tarifas dos EUA enfraquecem negociações com a China e trazem incertezas globais

O aumento das tarifas americanas impacta a economia global, dificultando acordos comerciais e aumentando a volatilidade nos mercados.

As recentes decisões do governo dos Estados Unidos de reintroduzir tarifas tarifárias elevadas sobre produtos europeus e de outros parceiros têm gerado preocupações no cenário internacional. Especialistas alertam que essas medidas podem aprofundar a instabilidade econômica global, dificultando negociações com a China e afetando o crescimento mundial.

Impacto das tarifas na economia americana e global

Segundo o professor de Relações Internacionais da PUC-Rio, Carlos Frederico de Souza Coelho, as incertezas provocadas por essas mudanças frequentes prejudicam a percepção dos EUA como um parceiro confiável. “A política comercial dos EUA se torna cada vez mais irracional, o que compromete sua força de negociação com a China e outros países”, afirma.

Reação dos mercados internacionais

Após anúncios de aumentos tarifários, os mercados globais demonstram grande volatilidade, com quedas em dias de alta e recuperação em momentos de recuo das tarifas. De acordo com análises, essa instabilidade reflete a falta de clareza nas ações do governo americano e prejudica as expectativas de crescimento das empresas, além de afetar a economia em geral.

Consequências para as exportações brasileiras

Apesar das tensões, especialistas avaliam que as novas tarifas não abrirão muitas oportunidades para as exportações brasileiras. “A análise dos produtos exportados pela União Europeia para os EUA mostra que há pouco espaço para aumento das vendas brasileiras”, explica o professor da PUC-Rio, que também comenta a importância de negociações com a França para estabilizar o cenário comercial.

Negociações com a União Europeia e os riscos

Segundo Hammoud, o melhor cenário para o Brasil seria convencer a França a apoiar um acordo de livre comércio com a União Europeia, o que poderia impulsionar as exportações brasileiras. Entretanto, há riscos de instabilidade econômica maior, resultado do aumento de tarifas, que pressiona juros nos EUA e pode levar à redução da atividade econômica global.

Repercussões internacionais e o risco de crise de oferta

José Niemeyer, coordenador do curso de Relações Internacionais do Ibmec, alerta que a elevação das tarifas entre os EUA e a Europa pode originar uma crise de oferta na economia internacional, levando ao aumento de preços, inflação e déficits públicos.

Perspectivas futuras e o cenário global

Especialistas como Enrico Cozzolino, da Levante Ideia e Investimento, reforçam que a política de tarifas de Trump aumenta a incerteza e prejudica o desempenho do PIB mundial. O indicador de incerteza (VIX) atinge níveis que só foram vistos na crise de 2008 e na pandemia de COVID-19, indicando que o paciente economia global ainda precisa de “medicação” para se recuperar.

Apesar do cenário de instabilidade, investidores estrangeiros continuam voltando ao Brasil, elevando a Bolsa a recordes históricos, embora especialistas mantenham uma postura cautelosa em relação ao clima de euforia.

Para mais detalhes, acesse a fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes