Brasil, 24 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Protetores buscam lar para cachorro que vive há 50 dias em mercado em Paulínia

ONGs se mobilizam para encontrar um novo lar para o cão caramelo, que pode ter sido abandonado em Paulínia (SP).

Em Paulínia, interior de São Paulo, um cão caramelo tem despertado a atenção de clientes e voluntários ao viver há 50 dias na porta de um supermercado do bairro Santa Catarina. O animal, que aparenta ter sido abandonado, tem sido alimentado por frequentadores do local e está sob os cuidados de protetores de animais que buscam urgentemente um lar definitivo para ele.

Um amigo à porta do mercado

Na porta do mercado Calegaris, o cão tornou-se uma figura familiar para aqueles que circulam pela área. Seu comportamento dócil atrai a atenção das pessoas, que frequentemente fazem questão de parar e alimentá-lo. Segundo Isabel de Siqueira Ferraz, uma das protetoras envolvidas na busca por um novo lar para o animal, ele apresenta sinais de que foi abandonado. “Ele mostra um comportamento tranquilo com as pessoas, sempre vai pedir carinho e atenção,” explicou Isabel.

Em um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, o cão foi filmado olhando fixamente para a porta do supermercado, o que levou muitos a acreditar que ele está à espera de um tutor que nunca mais voltou. “Ele é muito afetuoso, foi até onde estavam outros cães e não se mostrou agressivo,” acrescentou a voluntária.

Comportamento que preocupa

Isabel ainda menciona que a natureza inquieta do cachorro, que frequentemente atravessa a rua em frente ao mercado e se mantém alerta, sugere que ele está à procura de seu antigo dono. “Ele fica andando de um lado para o outro, olhando para os carros e buscando por alguém. Isso mostra que ele tinha um lar e está em desespero”, afirmou a protetora.

Mobilização em busca de adoção

Ainda sem uma família adotiva, a situação do cachorro tem mobilizado ao menos duas ONGs locais: a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis de Paulínia e a Proteção Animal Mia e Late Paulínia. Ambos os grupos têm contribuído nas redes sociais, tentando atrair interessados em dar um lar ao animal.

Além de uma campanha ativa, o cão tem recebido cuidados médicos de voluntários e veterinários que se oferecem para realizar exames e vacinas gratuitamente. “A veterinária de uma das ONGs se comprometeu a fazer os exames e vacinas do cachorro, mesmo antes dele ser adotado. Está sendo uma verdadeira corrente do bem,” comentou Isabel.

O que diz o supermercado

Em contato com a equipe do g1, a administração do supermercado Calegaris explicou que, devido a questões sanitárias, o cachorro não pode permanecer dentro do estabelecimento. Entretanto, a empresa reconheceu que muitos clientes têm alimentado e interagido com o animal na área externa. Além disso, relatos de clientes indicam que o animal pode ter sido abandonado nas proximidades do local.

Como denunciar abandono em Paulínia

Casos de abandono e maus-tratos a animais em Paulínia podem ser denunciados ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) e à Guarda Civil Municipal. A população pode entrar em contato pelos telefones (19) 3874-5611 ou 153. É importante ressaltar que o abandono de animais é considerado crime segundo a Lei Federal 9.605/1998, além de ser tratado de maneira rigorosa pela legislação municipal vigente.

Esperamos que o simpático cachorro caramelo encontre um lar amoroso em breve. Sua história nos lembra da importância da responsabilidade na adoção de animais e da necessidade de cuidarmos daqueles que não têm voz e são muitas vezes esquecidos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes