Brasil, 23 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leão XIV recebe Conferência Episcopal Italiana em junho

A audiência do Papa com a CEI será seguida pela 80ª Assembleia Geral Extraordinária em Roma.

No próximo dia 17 de junho, o Papa Leão XIV receberá em audiência a Conferência Episcopal Italiana (CEI) na Sala Paulo VI, em Roma, às 10h. Este encontro, que reafirma a conexão entre o Santo Padre e o Episcopado Italiano, será seguido pela 80ª Assembleia Geral Extraordinária, onde serão discutidos assuntos estatutários que impactam a Igreja no país.

Importância da audiência

De acordo com o secretário-geral da CEI, dom Giuseppe Baturi, esta audiência é um gesto significativo de benevolência e atenção do Papa para com os bispos italianos. “Vivemos uma sintonia peculiar e afetuosa com o Sucessor de Pedro, Bispo de Roma e Primaz da Itália”, afirmou Baturi, destacando a importância da relação entre o Vaticano e a Conferência Episcopal.

A audiência com o Papa é uma oportunidade para os bispos compartilharem desafios, propostas e experiências sobre questões que afetam a Igreja na Itália e em todo o mundo. Este compromisso com o diálogo e a união entre o clero e o Papa reforça a missão da Igreja Católica de ser uma força de esperança e solidariedade, especialmente em tempos de incerteza e divisão.

Próximos eventos da CEI

Após a audiência, no dia 27 de maio, o Conselho Episcopal Permanente da CEI se reunirá em sessão extraordinária na sede da Circonvallazione Aurelia, também em Roma. O encontro ocorrerá das 10h30 às 16h30 e terá como foco a apresentação das próximas etapas do Caminho Sinodal, uma iniciativa da Igreja que busca uma maior participação da comunidade católica nas decisões e orientações da Igreja.

Preparação para a Terceira Assembleia Sinodal

Durante a reunião do dia 27, que será presidida pelo cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha, os participantes terão a oportunidade de discutir e aprovar a Mensagem para o 75º Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado em 9 de novembro. Este evento é uma ocasião especial para a Igreja expressar gratidão e relembrar a importância da ação de graças na vida cristã.

A realização da Terceira Assembleia Sinodal representa um passo importante no processo de renovação da Igreja, convidando todos os católicos a refletirem sobre suas experiências de fé e a contribuir para a construção de um caminho que atenda às necessidades contemporâneas da comunidade. O Sinodalismo, esse conceito que busca a participação e a escuta ativa, está no cerne de muitas discussões que a Igreja está promovendo atualmente.

A relevância do diálogo na Igreja

Os encontros e assembleias promovidos pela CEI e pelo Papa são fundamentais para fortalecer o laço entre a liderança religiosa e os fieis. Nestes momentos, os líderes e os fiéis podem dialogar abertamente sobre temas que vão desde a moralidade, a ética social até o papel da Igreja na promoção da paz e justiça na sociedade.

Com a realização dessas audiências e assembleias, a CEI demonstra seu compromisso com a transparência e a inclusão dentro da Igreja, buscando levar adiante a mensagem do Evangelho de forma cada vez mais clara e objetiva. À medida que os bispos se preparam para os encontros em junho e maio, a esperança é que as discussões gerem frutos positivos para a Igreja e para a sociedade italiana como um todo.

O Papa Leão XIV, ao receber a CEI e convocar o Conselho Episcopal, reafirma o papel vital que a Igreja Católica desempenha na vida dos cidadãos, mostrando que, juntos, é possível superar desafios e construir um futuro melhor para todos. As próximas reuniões certamente trarão importantes desdobramentos para a vida da Igreja na Itália.

Para mais informações, acesse a fonte original aqui.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes