Brasil, 23 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Países suspendem importação de carne de frango do Brasil após foco de influenza aviária

Albânia, Namíbia e Índia suspenderam importações de todo o território brasileiro após detecção de influenza aviária em Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta sexta-feira (23) que três países — Albânia, Namíbia e Índia — suspenderam todas as importações de carne de frango do Brasil, devido à identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Angola limitou-se a restringir compras do estado gaúcho.

Medidas internacionais e situação atual das exportações brasileiras

Com a inclusão desses países, a suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil afetou várias regiões. A China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Bielorrússia, Rússia, Armênia, Cazaquistão, além de Angola, passaram a adotar restrições à entrada de produtos brasileiros.

Restrições específicas por países

Suspensão total

Albânia, Namíbia e Índia decidiram interromper todas as importações de carne de frango e ovos do Brasil, segundo informações oficiais do Ministério da Agricultura. >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.

Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul

Países como Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola limitaram-se a suspender compras apenas do estado do Rio Grande do Sul, onde foi constatado o foco de influenza aviária.

Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS)

Emirados Árabes Unidos e Japão adotaram medidas restritivas somente em relação ao município de Montenegro, local onde o foco foi detectado.

Continuamos em negociação e garantias de segurança sanitária

O Ministério da Agricultura comunicou que está em articulação constante com as autoridades sanitárias dos países importadores, fornecendo todas as informações técnicas necessárias para assegurar a retomada segura das exportações. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível, afirmou a pasta.

Segurança para o consumo interno

O Ministério reforça que o consumo de carne de aves e de ovos no Brasil não apresenta risco para a saúde pública. Os resultados das análises e as medidas tomadas visam proteger a saúde animal e evitar a propagação do vírus.

Para mais detalhes, acesse a matéria completa no site da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes