Brasil, 23 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Napoli bate Cagliari e conquista o Campeonato Italiano pela 4ª vez

O Napoli venceu o Cagliari por 2 a 0 e garantiu o quarto título do Campeonato Italiano, mantendo a força no futebol europeu.

Napoli bate Cagliari e conquista o Campeonato Italiano pela 4ª vez
Reprodução / Instagram

O futebol da Itália tem um novo tetracampeão. Nesta sexta-feira (23), o Napoli venceu a Cagliari por 2 a 0, com golaços de McTominay e Lukaku, um em cada tempo, e conquistou o título do Campeonato Italiano 2024/25. As equipes se enfrentaram no Estádio Diego Armando Maradona, pela 38ª e última rodada da Serie A. O time precisava da vitória em casa para ficar com o scudetto sem depender do resultado do jogo da Inter de Milão e cumpriu o objetivo.

Dessa maneira, o Napoli chegou aos 82 pontos e confirmou o título nacional. Além disso, o time comandado pelo técnico Antonio Conte chegará embalado para a disputa da próxima edição da Champions, na qual o presidente do clube prometeu reforçar a equipe para brigar pelo torneio europeu.

Com Maradona, ao lado dos brasileiros Alemão e Careca, o Napoli conquistou seus dois primeiros títulos do Campeonato Italiano nas temporadas 86/87 e 89/90. Além disso, o último scudetto da equipe aconteceu em 2022/2023, ao quebrar um jejum de mais de 30 anos, e o clube chegou a duas conquistas em três temporadas, solidificando sua posição de destaque.

Com o título, o técnico Antonio Conte se tornou o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Italiano por três times diferentes: Juventus (2011/12, 2012/13, 2013/14), Inter de Milão (2020/21) e agora o Napoli. Essa conquista acentua ainda mais sua reputação como um dos principais treinadores do futebol italiano e europeu.

Por outro lado, a Cagliari chegou para o jogo após confirmar a permanência na elite do futebol italiano na 37ª rodada. Assim, o time somente cumpriu tabela nesta sexta-feira e encerra sua participação no Campeonato Italiano com 36 pontos, uma posição preocupante que deixa o torcedor em busca de melhorias para a próxima temporada.

O jogo

O Napoli aproveitou a atmosfera do Estádio Diego Armando Maradona e foi para cima da Cagliari. Com 15 finalizações e domínio na posse de bola, os donos da casa pressionaram os visitantes. No entanto, o primeiro gol demorou a sair. Após muitas chances criadas e boas defesas do goleiro Sherri, o volante McTominay aproveitou um bom cruzamento de Politano e fez um gol de voleio que ficou marcado na memória dos torcedores.

O cenário se manteve favorável no segundo tempo, e o Napoli rapidamente aumentou a vantagem. Aos cinco minutos, Lukaku driblou Mina e finalizou com um belo gol, selando a vitória dos anfitriões. O brasileiro David Neres, que entrou na segunda etapa, trouxe agilidade ao ataque, levando perigo constante à defesa da Cagliari, mas o goleiro Sherri evitou que o placar fosse ainda maior.

Estatísticas do jogo

Partida: Napoli 2×0 Cagliari
Rodada: 38ª do Campeonato Italiano
Data e horário: sexta-feira, 23/05/2025, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles (ITA)
Escalações:

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rramahni, Mathías Olivera e Spinazzola (Billing, aos 39′ do 2t); Anguissa (Mazzocchi, aos 39′ do 2t), Gilmour e McTominay; Politano (David Neres, aos 15′ do 2t), Lukaku (Giovanni Simeone, aos 30′ do 2t) e Raspadori (Ngonge, aos 39′ do 2t). Técnico: Antonio Conte.

Cagliari: Sherri (Ciocci, aos 37′ do 2t); Zappa, Mina e Luperto; Zortea (Marin, aos 11′ do 2t), Adopo, Makoumbou (Palomino, aos 11′ do 2t), Deiola e Augello; Viola (Mutandwa, aos 11′ do 2t) e Piccoli. Técnico: Davide Nicola.

Gols: McTominay, aos 41′ do 1t (1-0); Lukaku, aos 5′ do 2t (2-0).
Árbitro: Federico La Penna (ITA).
Cartões amarelos: Politano, Lukaku (NAP); Makoumbou (CGL).

O Napoli agora é um dos favoritos para a próxima temporada da Champions League e espera repetir o desempenho no Campeonato Italiano. A torcida, ansiosa por mais vitórias, promete fazer do Estádio Diego Armando Maradona um verdadeiro caldeirão nas competições que virão.

Para mais informações e notícias do esporte, visite nossa página.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes