A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejarem realizar novos empréstimos consignados deverão cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, na internet. A medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19) por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.
Objetivos do cadastro biométrico no INSS
Assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, o despacho reforça que a identificação biométrica de aposentados e pensionistas visa melhorar o controle sobre o desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados. Segundo o documento, a medida busca mapear vulnerabilidades operacionais e implementar ações corretivas e melhorias, garantindo maior segurança e conformidade nos processos.
Histórico do bloqueio dos empréstimos consignados
O bloqueio das autorizações para novos empréstimos consignados começou em 8 de maio, após investigações que apuraram irregularidades na cobrança de mensalidades associativas e empréstimos não autorizados. A decisão atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), de junho do ano passado, que exigia maior controle nas autorizações de descontos em folha.
Na ocasião, o TCU constatou descontos não autorizados por aposentados e pensionistas e estabeleceu que o INSS só poderia liberar cobranças por meio de assinatura eletrônica avançada e dados biométricos atualizados. A recusa do INSS em acatar essas orientações levou ao bloqueio temporário das autorizações.
Implementação do cadastro biométrico
Com a nova medida, o INSS afirma que a identificação biométrica, que será obrigatória para quem solicitar novos empréstimos, aprimora o controle e evita fraudes. Os beneficiários podem fazer o cadastro pelo site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo Meu INSS, ambos disponíveis para download nas plataformas móveis.
Precauções contra golpes
O INSS alerta que não realiza atendimentos por redes sociais ou aplicativos como WhatsApp e não solicita envios de documentos, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais. Todos os serviços oficiais devem ser acessados somente por meio do site, pelo aplicativo ou pelo telefone 135.
Perspectivas futuras e desafios
Segundo o órgão, a obrigatoriedade do cadastro biométrico visa aumentar a proteção contra fraudes e irregularidades, garantindo maior segurança para os aposentados e pensionistas. A implementação será gradual e reforça o compromisso do INSS em aprimorar os controles de concessão e liberação de benefícios.