A GAC Motors, sexta maior fabricante de veículos da China, anunciou nesta sexta-feira, 23, o início oficial das vendas de carros elétricos no Brasil. A operação começa com cinco modelos, sendo quatro elétricos e um híbrido, com preços variando de R$ 169.990 a R$ 299.990, em uma estratégia de expansão no mercado brasileiro, onde já atuam as chinesas BYD e GWM.
Entrada da GAC no mercado de veículos elétricos no Brasil
O lançamento foi realizado em evento no pavilhão de exposições do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, com presença de representantes da empresa e do governo federal, incluindo o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias. Segundo Feng Xingya, presidente do Grupo GAC, a presença do Brasil é estratégica para a empresa, que busca consolidar sua atuação global.
“Há dez dias, o presidente Lula visitou a China, em Pequim, e essa visita garantiu o enraizamento da nossa companhia no Brasil”, afirmou Xingya. Ele destacou ainda que o objetivo da GAC é oferecer tecnologia e inovação, contribuindo para o desenvolvimento da economia brasileira nessa nova era de mobilidade sustentável.
Rede de pontos de venda e expansão futura
A operação comercial conta atualmente com 83 pontos de venda, distribuídos entre 33 concessionárias tradicionais e 50 pontos em shoppings centers. A empresa planeja alcançar 120 pontos até o fim de 2025, com presença em todas as regiões do país, conforme comunicado oficial.
Primeiros modelos disponíveis para o mercado brasileiro
Os veículos que começaram a ser vendidos neste sábado (24) representam uma aposta da GAC na competitividade do mercado de eletrificados. São eles:
- Aion Y: SUV elétrico médio, motor de 204 cv, bateria de 63,2 kWh, autonomia de 318 km (Inmetro), preço a partir de R$ 174.990,00. —
- Aion V: SUV médio, motor de 204 cv, bateria de 75,3 kWh, autonomia de 389 km, preço a partir de R$ 214.990,00. —
- Hyptec HT: SUV com portas estilo asa-de-gaivota, versões de 245 cv, torque de 309 Nm, autonomia de 362 km, preço a partir de R$ 299.990,00. —
- GS4: SUV híbrido HEV, motor elétrico de 182 cv e a combustão de 140 cv, potência total de 235 cv, consumo de até 14,1 km/l na cidade, preço a partir de R$ 189.990,00. —
- Aion ES: Sedã elétrico de 4,81 metros, motor de 136 cv, autonomia de 314 km, preço a partir de R$ 169.990,00. —
Perspectivas e impacto no mercado nacional
A entrada da GAC no Brasil representa uma ampliação da concorrência no segmento de veículos elétricos e híbridos, com o objetivo de impulsionar a eletrificação automotiva no país. Com a iniciativa, a marca chinesa reforça sua estratégia de globalização e busca conquistar consumidores brasileiros interessados em tecnologia de ponta e mobilidade sustentável.
Segundo análise de especialistas, a presença de novas marcas estrangeiras tende a estimular a inovação e a redução de preços no setor, beneficiando o consumidor final e acelerando a transição para uma frota mais limpa no Brasil. Mais informações sobre a expansão de fabricantes chineses podem ser conferidas neste artigo da Globo.
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