Na última quinta-feira (22), os alunos da rede estadual de Educação das escolas de Tempo Integral celebraram a conclusão do projeto “Cultura em Série”, que proporcionou oficinas, vivências e produções artísticas. O resultado deste trabalho colaborativo foi a criação de um documentário, dividido em três episódios, que transforma as escolas em cenários artísticos. O primeiro episódio, intitulado “Dança na Escola”, foi protagonizado pelos estudantes do Ceti Lucídio Portela de Teresina e exibido na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.
A premiere e a presença de autoridades
O evento de estreia contou com a presença de várias autoridades, incluindo o secretário da Educação, Washington Bandeira, e o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, além do presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, Nelson Nery Costa, e os cineastas Talita Dupret e Danilo Carvalho, que acompanharam os alunos protagonistas do documentário. Essa região, especialmente, destaca-se por integrar a arte ao cotidiano escolar, visando fomentar um ambiente onde a cultura seja valorizada e celebrada.
Parceria entre instituições
O projeto Cultura em Série é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura. Esse esforço conjunto visa transformar o espaço escolar em um local de expressão e valorização artística, criando oportunidades para os jovens explorarem seus talentos e se desenvolverem pessoalmente através da arte.
A importância da arte na formação dos estudantes
Washington Bandeira enfatizou a relevância das escolas de Tempo Integral como espaços ideais para estimular talentos e promover experiências educacionais significativas. “Com o tempo integral, conseguimos implementar a cultura no dia a dia escolar e dar espaço para que os jovens se libertem e se encontrem nos próprios sonhos”, afirmou. “No documentário, observamos o autoconhecimento na dança, na diversidade e no respeito. Esses jovens são protagonistas de uma revolução na educação pública do Piauí.”
Rodrigo Amorim também ressaltou a capacidade da escola de formar públicos e revelar novos artistas, destacando que os estudantes têm a chance de se expressar artisticamente. “Estamos felizes ao ver nossos jovens se expressando por meio da arte. A Seduc leva esses alunos a espaços transformadores e, com escolas de dança, música e teatro, garantimos acesso à cultura na formação cidadã”, afirmou.
Experiência transformadora para os alunos
O episódio “Dança na Escola” documenta a jornada de dez jovens estudantes, orientados pelas coreógrafas do Balé Folclórico do Piauí, Andreia Barreto e Samara Rocha, ao explorar o espetáculo Piauiês. Lio Holanda Dourado, um dos alunos, compartilhou sua experiência: “Foi extraordinário participar. A arte complementa o que aprendemos e nos tira da bolha, mostrando que tudo pode caminhar junto.” Yuri Ravih, outro aluno, acrescentou: “Nunca imaginei viver algo assim na escola de Tempo Integral. A arte foi um acolhimento, e ter a chance de me expressar fez toda a diferença.”
Próximos episódios e a continuidade do projeto
O projeto prevê a continuação da série documental, com novos episódios que abordarão outras linguagens artísticas nas escolas públicas. O próximo destaque será a música, no Ceti Moacir Madeira Campos (União), e o teatro, no CETI Monsenhor Melo (Campo Maior), que apresentará a montagem “Batalha do Jenipapo: O Último Grito de Liberdade”.
A ação integra as estratégias da Seduc para fortalecer o currículo das escolas de Tempo Integral, conectando a formação acadêmica ao desenvolvimento artístico, cultural e cidadão. Essa abordagem visa construir uma educação que realmente transforme a vida dos estudantes, contribuindo para seu crescimento como indivíduos e cidadãos.
Compromisso com a cultura
Nelson Nery Costa, presidente do Conselho Estadual de Cultura, destacou a necessidade de incentivar a cultura nas escolas para que os estudantes compreendam sua importância na formação pessoal. “Queremos despertar a consciência nos alunos de que a cultura é fundamental para sua formação como indivíduos em constante transformação,” declarou.
O projeto Cultura em Série representa uma nova etapa na educação pública do Piauí, mostrando que a arte pode ser uma poderosa aliada no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos jovens.