A paulista Beatriz Haddad Maia, atualmente na 23ª posição do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA), foi eliminada nas semifinais do WTA 500 de Estrasburgo, na França. Em uma partida intensa, a brasileira enfrentou a cazaque Elena Rybakina, 12ª do ranking, e perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7/9 no tie-break), 6/1 e 6/2, após um jogo que durou duas horas e 46 minutos.
As competições de nível WTA 500 são as de terceira maior importância no circuito de tênis feminino, classificando-se atrás dos torneios WTA 1.000 e dos Grand Slams, que são considerados os quatro maiores eventos da modalidade. O torneio de Estrasburgo foi especialmente significativo para Bia, pois é o seu último evento antes do segundo Grand Slam da temporada, Roland Garros, que tem início neste domingo (25), em Paris. A tenista brasileira fará sua estreia contra Hayley Baptiste, 70ª do ranking dos Estados Unidos, em um horário ainda a ser definido.
Desempenho em duplas femininas
Além do desempenho nas simples, Beatriz tem se destacado nas duplas femininas, onde ocupa a 46ª posição no ranking. Em solo francês, ela atuará ao lado da alemã Laura Siegemund, que ocupa a 25ª posição. Essa formação inédita promete agregar experiência e habilidade ao time, aumentando as chances de sucesso Bia na competição.
A semifinal em Estrasburgo foi a primeira de Bia em 2025, e embora não tenha conseguido avançar, ela teve um avanço em seu desempenho, já que não vencia três jogos consecutivos desde setembro de 2024, quando conquistou o título no WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul. Neste início de temporada, a tenista paulista ainda busca sua melhor forma, contabilizando seis vitórias e 15 derrotas até o momento.
Chance de título em duplas
Embora Bia tenha sido eliminada em simples, o tênis brasileiro ainda tem a oportunidade de brilhar na França. Neste sábado (24), às 6h30 (horário de Brasília), a dupla formada pela brasileira Luísa Stefani, 37ª do mundo, e pela húngara Timea Babos, 35ª, entrará em quadra para decidir o torneio de duplas femininas. Elas enfrentarão as adversárias Hanyy Guo, 43ª do ranking chinês, e Nicole Melichar-Martinez, 20ª dos Estados Unidos.
Essa será a 19ª final da carreira de Luísa Stefani, que já conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Com um título a menos, ela busca sua 11ª conquista no circuito, sendo que a décima vitória foi obtida ao lado de Babos no WTA de Linz, na Áustria, em fevereiro deste ano.
Os torcedores brasileiros estarão atentos para apoiar suas atletas durante os últimos dias do torneio, que é visto como uma excelente oportunidade de preparação para Roland Garros. As expectativas são altas, tanto para Bia quanto para Luísa, que prometem dar seu melhor e, quem sabe, trazer um título para o Brasil.