O litoral de São Paulo enfrenta uma situação preocupante, com 44 praias sendo classificadas como impróprias para banho. A informação foi divulgada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira, 22 de maio. O relatório é atualizado semanalmente e a próxima avaliação está prevista para o dia 29 de maio.
Distribuição das praias impróprias
Das 44 praias mencionadas no relatório, 5 estão localizadas no Litoral Norte e 39 no Litoral Sul. Essa divisão destaca a preocupação com a qualidade das águas que banham as praias no Estado. Entretanto, uma boa notícia vem de Caraguatatuba e São Sebastião, onde todas as praias se encontram próprias para banho, oferecendo segurança aos banhistas que buscam aproveitar o sol e o mar.
A importância da análise das águas
A Cetesb realiza a análise semanal da água das praias, medindo a presença de bactérias que podem indicar a balneabilidade dos locais. A avaliação é feita com base em um critério específico: quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água, a praia é automaticamente considerada imprópria para o banho. Essa análise é crucial para garantir a saúde dos banhistas, uma vez que águas contaminadas podem trazer riscos à saúde.
Após a detecção de altos níveis de contaminação, as praias são sinalizadas com bandeira vermelha, alertando os usuários sobre os perigos de se banhar nessas águas. A orientação da Cetesb é clara: é fundamental evitar nadar nas praias que estão com essa sinalização, já que a saúde pode ser comprometida.
Lista das praias impróprias para banho
Segue a lista completa das praias que se encontram impróprias para banho, segundo o relatório atual:
- Ubatuba
- Rio Itamambuca
- Iperoig
- Itaguá
- Perequê – Mirim
- Ilhabela
- Praia do Pinto
- Guarujá
- Perequê
- Enseada – avenida Atlântica
- Enseada – rua Chile
- Enseada – avenida Santa Maria
- São Vicente
- Praia da Divisa
- Itararé – Posto 2
- Milionários
- Prainha
- Gonzaguinha
- Praia Grande
- Canto do Forte
- Boqueirão
- Guilhermina
- Aviação
- Ocian
- Vila Tupi
- Vila Mirim
- Maracanã
- Vila Caiçara
- Real
- Flórida
- Jardim Solemar
- Mongaguá
- Vila São Paulo
- Central
- Vera Cruz
- Santa Eugênia
- Itaóca
- Agenor de Campos
- Flórida Mirim
- Itanhaém
- Campos Elíseos
- Suarão
- Sonho
- Jardim Cibratel
- Estância Balneária
- Jardim São Fernando
- Balneário Jardim Regina
- Peruíbe
- Balneário São João Batista
- Avenida São João
Cuidado e prevenção para banhistas
É fundamental que os banhistas fiquem atentos às informações divulgadas pela Cetesb e evitem nadar em praias com baixa qualidade da água. O turismo e a saúde estão entrelaçados e é dever das autoridades e dos visitantes preservar a beleza natural das praias, garantindo um ambiente seguro e saudável para todos.
Por fim, lembre-se de que a consciência na preservação do meio ambiente e na escolha de locais para lazer são essenciais para que todos possam desfrutar de momentos agradáveis à beira-mar, sem riscos à saúde. Siga as atualizações da Cetesb e aproveite de forma segura suas visitas às praias.