Na última quinta-feira (22), a tenista paulista Beatriz Haddad Maia, 23ª do ranking mundial, fez história ao vencer a norte-americana Emma Navarro, atual número 9 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6(3) e 6/2. A partida, que durou cerca de três horas, foi marcada pela resiliência da atleta brasileira, que se recuperou de um set inicial desfavorável e conquistou a classificação para as semifinais do WTA 500 de Estrasburgo, evento que acontece na França e que serve como um importante precursor para o torneio de Roland Garros.
Bia Haddad volta ao cenário após um começo desafiador
A trajetória de Bia neste ano começou conturbada, mas a vitória de agora garante a ela uma nova chance de elevar sua posição no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA). Se vencer sua próxima partida, que será contra a cazaque Elena Rybakina, a brasileira deve retornar ao top 20 na atualização que ocorre na segunda-feira (26).
“Estava muito empolgada em vir e curtir a partida. Emma está fazendo um grande ano e a temporada passada também. Me preparei para qualquer situação que tivesse pela frente. Estou muito feliz de novo com minha mentalidade e posso curtir um pouco mais de Estrasburgo”, disse Bia durante entrevista em quadra, após a classificação.
Revanche contra Emma Navarro
O triunfo desta quinta-feira teve um sabor especial para Bia. Há pouco mais de um mês, ela havia sido eliminada por Navarro nas oitavas de final do WTA 500 de Stuttgart, onde perdeu de forma contundente. Dessa vez, a brasileira mostrou toda sua determinação e habilidade em quadra, virando o jogo e garantindo a vitória, o que reafirma seu potencial e a coloca como uma forte concorrente para a semifinal.
BIA IS BACK 👊
Beatriz Haddad Maia completes the comeback over Navarro, 3-6, 7-6(3), 6-2, to reach the semis in Strasbourg! #IS25— wta (@WTA) May 22, 2025
Luisa Stefani também brilha nas duplas
Além da vitória de Bia, o WTA 500 de Estrasburgo também trouxe boas notícias para a tenista Luisa Stefani. A paulista, em parceria com a húngara Timea Babos, avançaram à final de duplas femininas após a desistência das cabeças de chave número 1, Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe, devido a uma lesão na costela de Dabrowski.
Foi a segunda desistência consecutiva enfrentada pela dupla Stefani-Babos. Na quarta-feira (21), elas já haviam progredido às semifinais após a tcheca Marie Bouzkova se retirar do torneio por conta de uma contusão na coxa esquerda.
Stefani e Babos, que já foram campeãs do WTA 500 de Linz (Áustria), estão na expectativa de enfrentar as vencedoras da outra semifinal entre a parceria da chinesa Guo Hanyy e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez contra a dupla de Jiang Xinyu (China) e Wu Fang Hsien (Taiwan). A semifinal está programada para às 7h desta sexta-feira (23).
A trajetória de ambas as atletas no torneio tem gerado expectativas positivas entre os fãs brasileiros, que torcem por um desempenho forte na reta final do evento em Estrasburgo.
O torneio continua a ser um espetáculo de talento e superação, não apenas para Bia e Luisa, mas para todo o público que acompanha ansiosamente as partidas nesta fase decisiva.