O Tottenham é o campeão da Liga Europa 2024/25, quebrando um jejum de 17 anos sem levantar um troféu. Na quarta-feira (21), em partida realizada no estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, o Spurs derrotou o Manchester United por 1 a 0, conquistando assim o título europeu mais importante da história do clube londrino. A vitória veio em uma jogada de persistência do atacante Johnson, que levou a melhor em uma disputa com Shaw e anotou o gol decisivo no fim da primeira etapa.
Com essa conquista, o Tottenham salvou sua temporada, que havia sido marcada por uma péssima campanha na Premier League, garantindo automaticamente sua participação na próxima edição da Champions League. O técnico Ange Postecoglou, por sua vez, conseguiu aliviar a pressão sobre seu trabalho, o que pode assegurar sua permanência no comando da equipe por mais tempo.
Esse é o primeiro título do Tottenham na Liga Europa desde que a competição passou a ser chamada assim; o clube londrino já havia vencido a antiga Copa Europa em outras duas ocasiões.
Em contrapartida, a temporada do Manchester United foi desastrosa. A equipe vivenciou sua pior campanha da história na Premier League e, além de não ter conquistado nenhum título, não se classificou para competições europeias na temporada 2025/26. Apesar de toda a pressão, a imprensa inglesa indica que o técnico Rúben Amorim pode continuar à frente dos Red Devils.
O Manchester United foi campeão da Liga Europa em 2016/17 e perdeu a final de 2020/21 para o Villarreal nos pênaltis. Além disso, o time fecha a temporada com um desempenho ruim, tendo vencido apenas uma das últimas seis partidas jogadas em todas as competições.
O jogo
No primeiro tempo da decisão, as duas equipes demonstraram um equilíbrio, mas o Tottenham conseguiu ser mais eficiente em uma das poucas oportunidades que teve, indo para o intervalo com a vantagem no placar. Com um jogo marcado por muitas faltas e disputas intensas no meio-campo, apenas uma finalização foi registrada em direção ao gol, e o Spurs abriu o placar com um gol de Johnson, após um cruzamento da esquerda feito por Pape Sarr.
Na segunda etapa, o Manchester United tomou a iniciativa e pressionou o Tottenham no campo de defesa, buscando desesperadamente o empate. Os Red Devils trocaram mais passes, criando algumas chances de perigo para o goleiro Vicario. Na melhor delas, Vicario se atrapalhou durante uma saída de bola, permitindo que Højlund cabeceasse, mas Van de Ven salvou o Tottenham em cima da linha. Nos minutos finais, o time londrino se retraiu, segurando a vantagem com defesas importantes de Vicario até o apito final.
Tottenham 1×0 Manchester United
Final da Liga Europa 2024/25
Data e horário: quarta-feira, 21/05/2025, às 16h (de Brasília).
Local: San Mamés, em Bilbao (ESP).
Tottenham: Vicário; Pedro Porro, Romero, Van de Ven, Udogie (Spence, aos 44′ do 2t); Sarr (Gray, aos 43′ do 2t), Bissouma, Bentancur; Johnson (Danso, aos 25′ do 2t), Solanke, Richarlison (Son, aos 20′ do 2t). Técnico: Ange Postecoglou.
Manchester United: Onana; Yoro, Shaw, Maguire e Mazraoui (Dalot, aos 39′ do 2t); Casemiro, Dorgu (Mainoo, aos 45′ do 2t) e Mason Mount (Garnacho, aos 25′ do 2t); Diallo, Højlund (Zirkzee, aos 25′ do 2t), Bruno Fernandes. Técnico: Rúben Amorim.
Gol: Johnson, aos 42′ do 1t (1-0)
Árbitro: Felix Zwayer (ALE).
Assistentes: Robert Kempter (ALE) e Christian Dietz (ALE).
VAR: Bastian Dankert (ALE).
Cartões amarelos: Van de Ven, Richarlison, Bissouma (TOT); Diallo, Zirkzee, Maguire (MAN).
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.