O prazo para entrega do Imposto de Renda 2025 termina na próxima semana, no dia 30 de maio. Com a data se aproximando, é fundamental que os contribuintes estejam atentos a detalhes cruciais na hora de preencher o formulário, a fim de evitar problemas com a malha fina. Este termo se refere a uma seleção de declarações em que a Receita Federal identifica inconsistências que podem gerar complicações e até multas.
Erros comuns e como evitá-los
O especialista em impostos da EY, Antonio Gil, destacou alguns dos erros mais frequentes cometidos pelos contribuintes. Um dos problemas mais comuns é a digitação incorreta de valores. Por exemplo, um contribuinte pode acabar digitando R$ 1000 em despesas médicas ao invés de R$ 100, o que certamente chamará a atenção da Receita Federal.
Outro ponto importante é a declaração pré-preenchida do imposto, que visa facilitar a vida do contribuinte, mas não está imune a erros. É imprescindível que o contribuinte revise todas as informações que aparecem automaticamente antes do envio do documento. Muitas vezes, despesas médicas são incluídas sem o correto registro de reembolso recebido pelo plano de saúde.
Informações essenciais para evitar complicações
- Recuperação de impostos: O contribuinte que optar por receber a restituição via Pix terá prioridade na devolução.
- Erros de informação: Informar dependentes e não declarar a renda que eles recebem pode levar à malha fina. Os bens dos dependentes, como imóveis e veículos, também devem ser corretamente informados.
- Preenchimento correto: É vital pedir o informe de rendimentos a empregadores, bancos e instituições financeiras. Essas informações são essenciais para um preenchimento preciso do IR 2025.
Guia completo para a declaração do Imposto de Renda 2025
Para auxiliar os contribuintes, rogamos que confiram um passo a passo de como preencher cada ficha da declaração. Além disso, um especialista explica em vídeo como aumentar a restituição incluindo despesas médicas.
Um erro que também se destaca é o preenchimento de informações nas fichas inadequadas. Por exemplo, declarar a renda de trabalho como rendimentos isentos pode parecer vantajoso à primeira vista, mas isso resulta em malha fina. Portanto, é vital que os contribuintes entendam a importância de usar os campos corretos nas declarações.
Dicas para evitar a malha fina
- Verifique os valores: Certifique-se de que todos os montantes estão corretos e que não há erros de digitação.
- Revise a declaração pré-preenchida: Sempre confira os dados que aparecem automaticamente.
- Informe todos os rendimentos: Não omita rendimentos de dependentes e declare todos os bens.
Os leitores que tiverem dúvidas podem enviar suas perguntas para o e-mail [email protected]. Dentro do possível, essas perguntas serão respondidas nas matérias publicadas na seção especial sobre o Imposto de Renda (oglobo.globo.com/economia/imposto-de-renda). O sócio de impostos da EY, Antonio Gil, também estará disponível para responder dúvidas em vídeos publicados pela página do GLOBO no YouTube (youtube.com/jornaloglobo).
Com a aproximação do fim do prazo, é essencial que os contribuintes se organizem e evitem erros que podem causar problemas futuros com a Receita Federal. Para mais orientações, confira os vídeos e artigos disponíveis online.