O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fará sua primeira aparição em eventos públicos fora de Brasília desde sua recente internação. O reencontro com a militância está agendado para o 2º Seminário Nacional de Comunicação do Partido Liberal, que ocorrerá no dia 30 de maio, em Fortaleza. De acordo com informações da colunista do GLOBO, Bela Megale, o evento contará com o suporte técnico das gigantes da tecnologia, Meta e Google.
Importância do seminário para o PL
O evento não se limitará a uma simples celebração. O suporte oferecido pelas big techs não implica em patrocínios diretos ou repasses financeiros, mas, sim, na presença de seus funcionários para auxiliar os participantes no uso de ferramentas digitais. O foco do seminário será a Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações dentro do contexto político, buscando capacitar membros e apoiadores do partido no manuseio de tecnologias voltadas à produção de conteúdo, análise de dados e comunicação estratégica.
Objetivos e diretrizes do evento
Conforme o material de divulgação oficial, o seminário visa reunir “profissionais, big techs e estrategistas para mais uma edição dedicada ao fortalecimento da comunicação política de direita”. Essa ocasião deverá alinhar diretrizes para uma atuação “mais integrada, estratégica e eficiente nas redes sociais, na imprensa e nos diversos territórios”. Nesse sentido, o evento se apresenta como uma oportunidade para que os participantes aprendam como maximizar suas estratégias de comunicação e mobilização, especialmente considerando um ambiente digital em constante mudança.
Expectativa para o reencontro com a militância
Além de Bolsonaro, diversos membros importantes do partido são esperados para o seminário. Entre eles, destacam-se o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que é visto como o principal articulador digital do ex-presidente; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é apontada como uma provável candidata nas eleições de 2026; o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto; o senador Rogério Marinho (PL-RN); e o deputado estadual Carmelo Neto, que é o presidente do diretório estadual do partido no Ceará.
Parcerias com as big techs
Questionado sobre o envolvimento no seminário, o Google declarou, por meio de uma nota, que participa de diversos eventos semelhantes em todo o Brasil. “Ao longo dos últimos anos, o Google ministrou treinamentos para organizações pelo país, incluindo partidos políticos de todos os campos, órgãos públicos, empresas e empreendedores”, afirmou a empresa. A Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, não respondeu até o fechamento desta reportagem.
Retrospectiva do seminário anterior
Esta será a segunda edição do seminário promovido pelo PL com suporte técnico das big techs. A primeira edição ocorreu em fevereiro, na cidade de Brasília, com foco nas estratégias eleitorais para 2026. Na ocasião, o evento contou com a presença de figuras centrais do partido e especialistas em comunicação digital, discutindo táticas e abordagens para o ambiente eleitoral que se aproxima.
Com esse seminário, o Partido Liberal busca não apenas reengajar sua base, mas também reforçar a importância da tecnologia e da comunicação estratégica na política contemporânea. O retorno de Bolsonaro ao cenário político, mesmo que gradual, pode sinalizar um novo capítulo em sua trajetória e na atuação do partido nas redes sociais e na comunicação política no país.