Brasil, 20 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Sistema do Detran-PI apresenta instabilidade e usuários reclamam

Usuários do Detran do Piauí enfrentam dificuldades no atendimento devido a falhas no sistema.

Desde o início de maio, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem enfrentando sérias instabilidades em seu sistema, causando sérios transtornos para seus usuários. As dificuldades relatadas vão desde o emplacamento de veículos até a venda de automóveis, levando a penalizações financeiras inesperadas para cidadãos que dependem desse serviço essencial. A situação gerou uma onda de reclamações e inseguranças em um momento em que a modernização do sistema deveria trazer mais eficiência e agilidade ao atendimento.

Usuários enfrentam prejuízos devido a falhas no sistema

O taxista Osvaldo Almeida é uma das vítimas da lentidão e falhas do Detran. Ele foi à sede do órgão pelo menos três vezes tentando resolver questões relacionadas ao emplacamento de um novo veículo. Frustrado, ele relata ter recebido o documento no dia seguinte ao seu vencimento, resultando em uma multa de R$ 114. “Tive que pagar essa multa porque eles não conseguiram me atender a tempo”, desabafou.

Outro usuário, que preferiu não se identificar, também compartilhou sua experiência angustiante com o sistema. Ele tentou vender seu veículo, mas a lentidão e frequente ausência do site “no ar” o impediram de completar a transação. “Eu não consigo firmar a venda, e ele não vai pagar sem garantias. Estou passando por dificuldades financeiras e sem isso, não consigo pagar minhas contas”, lamentou.

Razões para a instabilidade do sistema

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), responsável pela atualização do sistema, atribui as instabilidades a uma transição interna, que começou no início de maio. De acordo com Ellen Gera, presidente da Etipi, o objetivo é implementar uma série de mudanças que proporcionarão mais controle, segurança e transparência. “A mudança é necessária para que possamos oferecer um serviço mais ágil e eficiente aos usuários”, afirmou.

Medidas de suporte e suspensão de exigências

Para tentar minimizar os prejuízos dos usuários, o Detran-PI decidiu suspender temporariamente a exigência e fiscalização da renovação anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Essa medida é retroativa a 30 de abril e visa garantir que todos tenham igualdade na regularização de seus veículos durante a fase de transição do sistema.

O Detran-PI e a Etipi trabalharão em conjunto para garantir que todos os serviços estejam disponíveis e operacionais o mais brevemente possível. “Estamos realizando acompanhamento diário e ajustes sempre que necessário”, disseram os órgãos em nota. Essa atualização contínua do sistema é vista como uma prioridade, visando desburocratizar e modernizar o atendimento ao público.

Perspectivas futuras para o Detran-PI

A expectativa é que, com a finalização das melhorias, o Detran-PI possa oferecer um serviço mais eficiente e prático. “Contamos com a colaboração do usuário piauiense para que muito em breve tenhamos um sistema moderno, leve e de fácil acesso, proporcionando mais comodidade e segurança a todos”, completa a nota do Detran-PI.

Enquanto isso, os usuários continuam a exigir soluções rápidas e eficazes para as questões que enfrentam, demonstrando que, mesmo com a promessa de melhoria, as falhas no sistema ainda impactam diretamente suas vidas. Resta agora aguardar que as promessas de atualização se concretizem e que todos os serviços voltem a operar sem interrupções, para restaurar a confiança da população no órgão responsável pelo trânsito no estado.

Com informações adicionais sobre a situação, a população está convidada a acompanhar as atualizações relevantes pelo g1 Piauí, que mantém um canal no WhatsApp e nas redes sociais, buscando manter todos informados e cientes das novas medidas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes