Brasil, 19 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Inauguração da unidade de alta complexidade em oncologia no HGV

O Governo do Piauí inaugura unidade que oferecerá tratamentos oncológicos em Teresina, reduzindo filas e melhorando o atendimento.

O Governo do Piauí deu um passo significativo na luta contra o câncer ao inaugurar, nesta segunda-feira (19), a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado em Teresina. Esta é a primeira unidade pública estadual do estado a disponibilizar tratamentos específicos para pacientes acometidos por diversos tipos de câncer.

Devem ser tratados seis tipos de câncer

A Secretária Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou que, inicialmente, a Unacon irá tratar seis tipos de câncer, englobando esôfago, estômago, colo do útero, mama, pulmão, cólon e reto. Segundo a Sesapi, essa nova unidade é parte de um projeto maior para ampliar a capacidade de atendimento oncológico no estado, proporcionando aos pacientes locais um atendimento mais rápido e eficiente, diminuindo assim as longas esperas que eram comuns.

Estrutura de atendimento e recursos disponíveis

A Unacon conta com um centro de infusão de quimioterapia equipado com 14 leitos, dos quais 12 são poltronas para tratamento de quimioterapia e um leito para pacientes debilitados, além de um leito destinado a intercorrências. O ambulatório da unidade ainda possui quatro consultórios exclusivos para atendimentos oncológicos, aumentando a capacidade de atendimento médico para aqueles que necessitam.

Impacto na saúde pública piauiense

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, ressaltou a importância dessa inauguração: “É o primeiro hospital estadual público que está com tratamento de câncer, com quimioterapia e cirurgias oncológicas. Então, vai atender melhor o povo do Piauí, reduzir essa fila e ajudar também o São Marcos, que às vezes tem problemas em manter o serviço adequadamente.”

Com a nova estrutura, segundo Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, a expectativa é que até mil pacientes sejam atendidos mensalmente, oferecendo a assistência necessária para quem já passava por longas esperas para iniciar o tratamento.

Dignidade e agilidade nos atendimentos

Nirvânia Carvalho, diretora do Hospital Getúlio Vargas, comentou sobre a importância dessa nova unidade: “Muitos pacientes enfrentavam uma longa espera para iniciar a quimioterapia, e agora, com essa nova estrutura, conseguimos acolher e iniciar esse cuidado com mais agilidade, garantindo dignidade e esperança desde os primeiros atendimentos.”

Com um investimento total de R$ 2.450.000, a obra representa um avanço significativo no sistema de saúde pública do estado, proporcionando aos piauienses acesso a tratamentos de qualidade e contribuindo no combate ao câncer de forma mais humanizada e eficaz. O investimento na saúde consciente é um passo importante para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente quando se trata de uma doença tão desafiadora quanto o câncer.

Este tipo de investimento demonstra o comprometimento do governo em oferecer serviços de saúde adequados à sua população, garantindo que tratamentos complexos e essenciais sejam disponibilizados em locais mais próximos de onde as pessoas residem, reduzindo assim o deslocamento e aumentando o acolhimento.

Com a inauguração da Unacon, pacientes que antes enfrentavam barreiras para iniciar o tratamento podem agora contar com uma estrutura dedicada a cuidar da sua saúde, dentro do próprio estado, possibilitando um atendimento mais humano e próximo da realidade dos piauienses.

Agora, com serviços que incluem desde o diagnóstico até os tratamentos mais avançados, o Piauí avança na luta contra o câncer, dando um novo olhar para a assistência oncológica no estado.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes