Brasil, 14 de maio de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Summit Brazil-USA em Nova York discute relações comerciais

Evento reúne líderes e especialistas para explorar oportunidades entre Brasil e EUA.

Na quarta-feira, o Valor Econômico promove a segunda edição do “Summit Brazil-USA” em Nova York. Este evento reunirá autoridades, especialistas, empresários e CEOs de ambos os países e terá como pauta temas fundamentais para o fortalecimento das relações bilaterais, como comércio, investimentos, ação climática, geopolítica, tecnologia e commodities, especialmente no contexto do novo mandato presidencial de Donald Trump.

A importância do Summit Brasil-EUA

O evento, que ocorrerá no icônico The Plaza, marca a semana “Person of the Year”, também conhecida como a “semana do Brasil” na cidade. A transmissão ao vivo do summit será feita pelas plataformas do Valor, permitindo que um público mais amplo acompanhe as discussões. O objetivo central é explorar as potenciais colaborações comerciais entre os dois países, além de aprofundar a análise do cenário atual e apresentar as oportunidades de investimento no Brasil.

Este momento geopolítico global confere ao summit uma relevância extra ao analisar como fatores externos influenciarão a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos nos próximos anos. A crescente tensão nas negociações entre a Casa Branca e Pequim, em um contexto de guerra comercial, certamente afetará a economia brasileira.

Fortalecimento das relações comerciais

Apesar da tumultuada situação global, os Estados Unidos continuam a ser o segundo maior parceiro comercial do Brasil, apenas atrás da China. No primeiro trimestre de 2025, a corrente de comércio entre os dois países alcançou recordes históricos, com um montante de US$ 20 bilhões, refletindo um crescimento de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses números reforçam a necessidade de uma discussão aprofundada sobre o futuro da cooperação bilateral.

Visões estratégicas e debates importantes

Durante o summit, vários especialistas compartilharão suas perspectivas sobre temas cruciais. Maurício Claver-Carone, atual enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina, discutirá a estratégia econômica dos EUA e suas implicações para a região. Além disso, Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, abordará a questão da segurança jurídica para investimentos no Brasil, um ponto vital para atrair recursos internacionais.

Os planos do governo brasileiro para o novo cenário de comércio internacional também ganharão destaque com a presença de Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados; e Renan Filho, ministro dos Transportes. Junto deles, Ilan Goldfajn, presidente do BID, analisará o papel do setor privado na infraestrutura e na transição energética.

Oportunidades e desafios à vista

Os governadores e prefeitos de diversos estados brasileiros participarão de sessões como “Invest in Brazil”, onde apresentarão as oportunidades de investimentos em suas regiões. Personalidades como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Claudio Castro (Rio de Janeiro), e Jorginho Melo (Santa Catarina) estarão entre os que discutirão como suas administrações estão se preparando para receber investimentos estrangeiros.

Além disso, o summit contará com a presença de Fabrício Bloisi, CEO da Prosus e Person of the Year 2025, que compartilhará suas experiências à frente do iFood e as oportunidades que surgem no mercado global.

Debates sobre o futuro do Brasil no comércio internacional

Um dos painéis mais aguardados será “Um balanço do novo governo: 100 dias de Trump 2”, que contará com especialistas como Christopher Garman e Ricardo Zúñiga, que discutirão os efeitos da política tarifária e as incertezas que estão moldando o comércio internacional.

Além disso, o mercado financeiro e as suas perspectivas para o Brasil serão tema de debate entre figuras proeminentes das finanças, como Martín Escobari do General Atlantic e Jorge Amato do Citi.

Sustentabilidade em pauta

A agenda de sustentabilidade também será um assunto central no evento, com discussões lideradas por Joe Ryan da Crux Alliance e Luciana Costa do BNDES, entre outros. Eles irão explorar como as empresas podem se adaptar e contribuir para uma economia global mais sustentável.

O summit será moderado por uma equipe de jornalistas renomados da Editora Globo, garantindo uma cobertura crítica e informativa. A atualização em tempo real será disponibilizada no site do Valor e também será acompanhada por reportagens nas ondas da rádio CBN e no canal Globonews.

Com um patrocínio robusto que inclui grandes nomes como JBS, Cedae, e Gerdau, esta edição do “Summit Valor Econômico Brazil-USA” busca não apenas debater os desafios, mas também celebrar as oportunidades que o Brasil tem a oferecer no cenário internacional.

Follow the coverage and participate in this vital discussion regarding the commercial relations between Brazil and the USA in 2025.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes