Brasil, 14 de maio de 2025
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Empresas chinesas demonstram interesse no leilão do túnel Santos-Guarujá

Ministro Silvio Costa Filho destaca investimento de R$6 bilhões em infraestrutura e expectativa de intensa participação no leilão.

O ambicioso projeto do túnel Santos-Guarujá, que promete conectar os dois municípios no litoral paulista, está atraindo a atenção de grandes investidores, especialmente do mercado chinês. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, explicou que mais de R$6 bilhões serão investidos neste empreendimento vital, e que uma série de empresas chinesas da construção civil manifestaram interesse em participar do leilão previsto para agosto deste ano.

Atração de grandes investimentos

No decorrer de uma viagem com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, Costa Filho ressaltou a positiva receptividade das empreiteiras no processo de formação de consórcios. “Grandes empresas da área da construção civil da China estão interessadas em participar do leilão”, afirmou o ministro, destacando que “nos próximos 30 dias, um conjunto de empresas está indo ao Brasil para participar efetivamente da construção de consórcios.”

O interesse crescente de investidores internacionais sinaliza um otimismo que pode ter um grande impacto na economia local. “Essas empresas têm sinalizado a possibilidade de fazer consórcios para participar do processo licitatório”, completou o ministro, classificando essa movimentação como uma “sinalização positiva” sobre a atratividade do leilão do túnel Santos-Guarujá.

Um projeto inovador para a infraestrutura brasileira

O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel submerso da América Latina, com 870 metros de extensão e uma profundidade de 21 metros. O projeto é uma parte essencial do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem o objetivo de melhorar a conectividade e a infraestrutura da região. Os blocos pré-moldados do túnel serão posicionados em uma área escavada no canal do estuário, uma tarefa que deve ser cuidadosamente executada para preservar a navegabilidade do porto e a profundidade do calado.

A previsão é que a travessia de veículos pelo túnel leve pouco mais de um minuto e meio. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas utilizem o túnel diariamente, o que poderá refletir significativamente nas rotas de transporte de carga e passageiros entre as duas cidades.

Próximos passos e envolvimento do mercado

Além da abordagem a investidores chineses, o governo brasileiro já realizou apresentações sobre o leilão em diversos mercados europeus e tem planos para uma nova rodada de negócios em São Paulo, envolvendo tanto empresários brasileiros quanto estrangeiros. Esta estratégia visa ampliar a visibilidade do projeto e assegurar um leilão competitivo que traga os melhores participantes para o processo.

As expectativas giram em torno não apenas do investimento necessário, mas também do potencial de transformar a logística portuária e melhorar a mobilidade na região, que historicamente sofre com congestionamentos simples em épocas de alta demanda turística.

Considerações finais

O túnel Santos-Guarujá é mais do que uma obra de infraestrutura; representa uma grande oportunidade para desenvolver a economia local, criar empregos e modernizar o acesso entre duas das cidades mais importantes do estado de São Paulo. Com o engajamento de empresas internacionais e o suporte do governo, esse projeto poderá se tornar um marco na história do transporte no Brasil.

O sucesso do leilão e da futura construção do túnel dependem de uma execução rigorosa e de um planejamento eficaz, ressaltando a necessidade de diálogo contínuo entre o setor público e privado. Acompanhamos de perto os desdobramentos desse projeto que promete revolucionar a mobilidade na Baixada Santista e aguardar novidades que surgirão nas próximas semanas.

Para mais informações sobre esse projeto e seu impacto no transporte no Brasil, continue acompanhando nossas atualizações.

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