Brasil, 13 de maio de 2025
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Nova passarela da estação Santo Amaro inicia operação assistida

Operação assistida da nova passarela entre linhas de metrô em SP começa após atrasos e multa de R$ 40 milhões à concessionária.

A partir de hoje, 13 de maio de 2025, a nova passarela de transferência entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda na estação Santo Amaro, localizada na Zona Sul de São Paulo, iniciou suas operações assistidas. Este marco é parte das obras de ampliação que deveriam ter sido entregues em janeiro de 2022, mas foram adiadas por diversos contratempos, incluindo um desabamento que ocorreu em agosto de 2021. A situação resultou em uma multa de quase R$ 40 milhões imposta à concessionária ViaMobilidade.

Histórico das obras e atrasos significativos

A passarela que agora está em funcionamento é uma resposta a um dos pontos mais críticos do sistema de transporte de São Paulo. Os passageiros que utilizam a transferência entre as linhas 5 e 9 frequentemente enfrentam longas filas e transtornos durante os horários de pico. O desabamento da estrutura metálica sobre o Rio Pinheiros atrasou o projeto em pelo menos três anos. Este incidente, infelizmente, resultou em ferimentos leves a dois trabalhadores, que já foram atendidos.

As obras foram retomadas em julho de 2023, quando a ViaMobilidade contratou a empresa EGTC Infra para concluir a construção da passarela. Apesar do início da operação assistida, a ViaMobilidade informou que a obra ainda não está completamente finalizada e as escadas rolantes permanecerão desligadas durante os ajustes finais.

Multa e repercussões na operação do metrô

A multa de R$ 40 milhões imposta pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) foi um reflexo direto dos atrasos nas obras. A agência determinou que essa penalidade visava restabelecer o equilíbrio financeiro devido aos inconvenientes enfrentados pelos usuários e ao Poder Concedente, o governo de São Paulo. O valor da multa, que foi uma decisão unânime do conselho diretor da Artesp, ficou claro na publicação feita no Diário Oficial do Estado.

Segundo a corporação, essa quantia de R$ 39.954.833,33 relacionada à expansão da estação deve ser considerada em um contexto mais amplo, refletindo os compromissos e as expectativas que os usuários do sistema têm em relação ao transporte público na cidade.

Funcionamento e benefícios da nova passarela

A nova passarela de transferência vai operar em um formato assistido, funcionando todos os dias, apenas entre 6h30 e 9h, inicialmente. A concessionária estima que cerca de 80 mil passageiros utilizem essa integração diariamente, destacando que a nova estrutura facilitará um deslocamento mais ágil e confortável entre as linhas.

No próximo fim de semana, a operação da passarela será ampliada, funcionando das 4h40 às 0h, alinhando-se com o horário comercial da Linha 5-Lilás. Essa alteração busca oferecer um melhor atendimento aos usuários e melhorar a experiência durante os horários de maior movimento.

Expectativas de conclusão e melhorias para o futuro

Apesar das dificuldades enfrentadas, a expectativa é que a reforma da estação Santo Amaro seja concluída em breve, com a ViaMobilidade ainda aguardando orientações da Artesp sobre os próximos passos e a reavaliação do contrato. A concessionária não comentou sobre prazos específicos para a finalização das obras, gerando expectativas misturadas entre os usuários que aguardam melhorias consistentes no sistema.

Com a nova passarela em operação, a esperança é que a transferência entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda se torne menos caótica, proporcionando mais conforto e agilidade aos passageiros que dependem diariamente desse importante meio de transporte na capital paulista.

Os usuários da estação Santo Amaro agora têm na nova passarela uma opção que, mesmo em fase de testes, promete facilitar a acessibilidade e a mobilidade na cidade, que continua a enfrentar os desafios de um sistema de transporte público demandante.

Fiquem atentos às atualizações da ViaMobilidade e da Artesp para mais informações sobre a conclusão das obras e os eventuais impactos nas operações futuras. O compromisso é com um transporte público de melhor qualidade, que atenda às necessidades da população.

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