O Airbnb, a maior plataforma mundial de hospedagens, anunciou hoje uma nova fase em sua estratégia. A companhia está ampliando seu portfólio de experiências e criando uma nova área de serviços, permitindo que os usuários contratem maquiadores, manicures, chefs de cozinha, cabeleireiros, fotógrafos e até personal trainers. Estas inovações visam atender a uma demanda crescente por experiências personalizadas durante as viagens.
Novas categorias de serviços nos países participantes
Os novos serviços serão organizados em dez categorias e começarão de forma escalonada em oito países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, França, Itália, Espanha e México. No entanto, ainda não há previsão para a chegada dessas mudanças no Brasil. A ampliação do portfólio de experiências já inclui 22 mil opções em 90 países, sendo 400 delas apenas no Brasil, em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
Segundo Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb na América do Sul, as pessoas estão cada vez mais definindo suas viagens com base nas experiências. “Fizemos uma pesquisa e notamos a força do turismo movido por paixão. Cerca de 41% das pessoas viajam para acompanhar grandes eventos. Somente no show da Lady Gaga, por exemplo, foram 60 mil pessoas recebidas no Airbnb,” afirma Fiamma. A procura neste evento foi 2,5 vezes maior do que em outro show famoso da Madonna.
Experiências diversificadas para atender todos os gostos
Fiamma destaca ainda que as novas experiências serão mais ampliadas e diversificadas, oferecendo opções de preços variados. Isso inclui desde visitas guiadas em museus até passeios gastronômicos. Há também atividades interativas, como aulas de vôlei com personalidades do esporte, como a jogadora olímpica Carol Solberg, no formato “Originais Airbnb”. Essa variedade visa proporcionar experiências únicas e memoráveis para os hóspedes.
Crescimento significativo no Brasil
O mercado brasileiro tem se destacado na plataforma, com um crescimento de 27% no volume de diárias e um aumento de 30% no número de novos usuários no primeiro trimestre deste ano. “Vamos criar mais experiências e reformulamos nossas ofertas. O Brasil continua sendo um dos países com maior crescimento no mundo,” acrescenta Fiamma.
Além disso, o aplicativo do Airbnb também está passando por uma reformulação, que incluirá novas abas como “Explorar”, baseada em destinos, e “Viagens”, que oferecerá sugestões de roteiro para aqueles que já têm estadias programadas.
Serviços disponíveis aos usuários
Os novos serviços disponíveis na plataforma incluem:
- Cabeleireiro
- Maquiagem
- Manicure
- Treinos personalizados: ioga, fortalecimento, HIIT
- Fotografia: sessões de fotos profissionais
- Refeições prontas, preparadas por chefs
- Serviço de catering completo, incluindo cardápios, decoração e equipamentos
- Massagens e tratamentos de spa realizados por terapeutas certificados
Esses serviços poderão ser realizados tanto na casa do cliente quanto no local de trabalho do profissional, trazendo conveniência aos usuários.
O melhor dos dois mundos
Brian Chesky, cofundador e CEO do Airbnb, comentou sobre as inovações: “Agora, você pode reservar mais que uma acomodação no Airbnb. As pessoas optam pelos hotéis por causa dos serviços e escolhem o Airbnb pela experiência e espaço. Agora, oferecemos o melhor dos dois mundos.”
Com essa nova abordagem, o Airbnb busca aprimorar a experiência do usuário, trazendo mais comodidade e opções de serviços para quem deseja viajar e aproveitar ao máximo a sua estadia.
Enquanto isso, os passageiros brasileiros aguardam ansiosos pela chegada dessas inovações, que certamente irão enriquecer suas experiências de viagem e proporcionar um nível elevado de personalização e conforto.